IPTU 2024

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governo de Valença volta a se reunir com empresários do projeto Ponta do Curral‏...

A prefeita de Valença Jucélia Nascimento recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (21), representantes da Fazenda Ponta do Curral. A reunião foi para um alinhamento das ações que serão desenvolvidas na fazenda, onde os empresários pretendem instalar um empreendimento imobiliário voltado para o turismo.

Localizada em uma área privilegiada em Guaibim, a Ponta do Curral está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA do Guaibim). Por isso, a liberação para implantação de um empreendimento turístico dependia de uma lei de Expansão Urbana. Os donos do empreendimento convidaram a prefeita, todos os vereadores e secretários municipais para conhecer o projeto, indo até o local onde eles pretendem investir. Após essa visita, a prefeita Jucélia Nascimento encomendou um estudo do setor jurídico para, em seguida, enviar para a Câmara de Vereadores o projeto de expansão de nº 2.386, de 16 de julho de 2015, aprovado por unanimidade dos vereadores.

Diante da magnitude do projeto, o município exigiu dos empresários uma contrapartida. Ficou acordado que essa contrapartida seria direcionada para o Guaibim, com a execução de projetos sociais que atendessem a comunidade. A empresa administradora do empreendimento também se comprometeu em dar sustentabilidade ao projeto. Até agora já foram plantadas mais de 1.800 árvores nativas da mata atlântica, em locais que foram degradados. Outra ação do grupo foi destinar, espontaneamente, cerca de 40 hectares para a formação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Durante a reunião, Fred Carvalho, representante do grupo empreendedor, solicitou alargamento do prazo para apresentação do projeto executivo que já está sendo feito pelos arquitetos. A prefeita Jucélia solicitou que os empresários priorizassem as comunidades de Guaibim e Valença no sentido da contratação de mão-de-obra e serviços. Fred disse que a prioridade é exatamente atender as demandas com trabalhadores e empresas da cidade, exceto, os serviços que não possuem prestadores aqui.

A atual crise financeira que passa o país também foi discutida, e, de acordo com Fred, impacta no projeto, entretanto, ele reconhece que existem compradores no exterior, principalmente Europa, que estão dispostos a investir na Ponta do Curral.

Situada em uma área frontal ao Morro de São Paulo, a Ponta do Curral poderá ser o mais novo destino turístico do País. O projeto prevê a construção de um resort, uma marina, além de um condomínio residencial com lotes entre 5 e 13 mil m2, com reflexo direto para o Guaibim e o aeroporto de Valença.

Participaram ainda da reunião, o advogado do empreendimento, Guido Magalhães, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, procurador jurídico do município, Carlo Eduardo, os secretários Jailton Azevedo (Infraestrutura), Ademar Barreto (Administração), Ademir Costa (Indústria e Comércio); e representantes da Receita Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente.
(Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário