IPTU 2024

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Em São Roque, Enseada inicia ciclo de formação para professores da rede pública de ensino...

Foi no Colégio Estadual Kleber Pacheco, em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragojipe, que a Enseada Indústria Naval iniciou, na quarta-feira (5),um ciclo de formação continuada para educadores das redes municipal e estadual de educação. Com o tema “redução de danos no uso/abuso de drogas”, o primeiro encontro reuniu 13 professores da escola com o objetivo de fornecer elementos de orientação,para asfamílias, em relação à prevenção e combate ao uso de drogas pelos jovens.

Pela primeira vez, o assunto drogas foi discutido no colégio, que possui atualmente 780 alunos. “O momento que tivemos com a Enseada foi bastante interessante, rico. Com essas oficinas podemos aprender mais e tentar mudar a realidade de algumas famílias da nossa comunidade que é tão carente de informação”, disse a diretora Alessandra Fausto.

Dentre os pontos abordados durante o encontro, as maiores preocupações foram a desestruturação do núcleo familiar, o consumo de álcool e drogas e a valorização dos bens materiais. Para Filipe Barbosa, enfermeiro da área de Responsabilidade Social da Enseada e responsável pelo Programa de Saúde e Segurança nas Comunidades (PSSC), as próximas oficinas com os professores permitirão tirar dúvidas e discutir abertamente situações vivenciadas no dia a dia. “Incluímos também novas descobertas e abordagens sobre os temas. Com isso, a receptividade aumenta, pois, a maioria dos professores relata não ter recebido nenhum treinamento para lidar com temas como drogas em sala de aula”, afirmou Filipe.

Trabalho em rede - Dando continuidade à ação que aconteceu na Kleber Pacheco, um enfermeiro e uma psicóloga da Enseada estarão presentes, na sexta-feira (7), em outras escolas de São Roque. A programação na Escola Municipal Antônio Virgílioserá às 9h, na Escola Municipal Mario Gordilho, a partir das 10h, e na Creche Germana Inês Mancione, às 13h.

Nessas escolas, predominantemente formadas por crianças, o foco do encontro com os professores será em como reconhecer desvios de comportamento para evitar o uso de drogas no futuro.

Ações nas comunidades - Nos seis primeiros meses deste ano, a Enseada, empresa que tem a Odebrecht como acionista majoritária e a Kawasaki como sócia e parceira tecnológica,realizou em São Roque sete ações do Programa de Educação Ambiental para Comunidades (PEAC), com 159 participantes. Entre setembro de 2013 e julho de 2015, 6.070 pessoas foram contempladas.

No segundo trimestre de 2015, 454 pessoas participaram das ações do Programa de Saúde e Segurança nas Comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário