IPTU 2024

terça-feira, 7 de julho de 2015

Valença realiza Festa de São Pedro‏...

A comissão da festa de 2016 terá como presidente a vereadora Vane Costa
Garantindo a manutenção das tradições culturais, o Governo de Valença realizou nos dias 03 e 04 de julho, a festa popular do São Pedro de Valença. Realizada o bairro do Tento, o evento chega aos 114 anos e contou com a participação destacada da comunidade do bairro que tem como principal atividade a pesca. Na sexta-feira (03), o show da Paz ficou por conta de Canindé, que desfilou um repertório de grandes sucessos da sua carreira. Antes, porém, tivemos as apresentações das bandas católicas: Life, Maranatha, Eleale e Oásis. Encerrando a festa, o cantor Júnior Henrique. No sábado (04), as atrações musicais foram: Karamba na Kara, Pirilampo e A Patroa. Além das bandas citadas, ainda tivemos as apresentações Trem do forró e Samba Dimprovizzo.

Para a prefeita Jucélia Nascimento, a Festa de São Pedro é um patrimônio de Valença e, mesmo com as dificuldades financeiras que passam a maioria dos municípios brasileiros, o Governo de Valença assumiu a responsabilidade de mantar a tradição. Apoiou integralmente toda a programação, tanto religiosa, quanto festiva. “Temos o dever de apoiar este evento, pois sabemos da sua importância para os pescadores e toda a cidade”, disse. O líder religioso Jeová Porto agradeceu a participação e a atenção da prefeita Jucélia e ressaltou que o evento faz parte de uma tradição secular. Ele pediu que em 2016 a festa ganhe ainda mais brilho.

Mais uma vez o esquema montado pelo Governo de Valença funcionou perfeitamente. A segurança, com participação das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, foi um dos pontos altos da festa, bem como, o esquema montado pela Secretaria da Saúde e o Departamento do Trânsito. A organização da Festa contou com toda equipe do Governo de Valença, comandada pela Secretaria da Cultura. Mais uma veza, a Cerveja Itaipava destinou patrocínio para mais uma festa em Valença, antes, a empresa já havia participado com cotas de patrocínio na realização do São João.

FESTA RELIGIOSA
Com apoio do Governo de Valença, toda a parte religiosa da Festa de São Pedro recebeu especial atenção. A comunidade do Tento e o Grupo São Pedro participaram ativamente de todos os preparativos. Com a celebração de missas durante as novenas, os festejos religiosos tiveram destaques com a Missa Solene de encerramento, que contou com a prefeita Jucélia Nascimento, do secretário de Transportes Hilarino Lau Barreto, do presidente da Festa 2015, Jailton Azevedo, secretários e equipe do Governo de Valença e o vereador Reginaldo Araújo. Ainda pela manhã, foi realizada a tradicional Romaria, com as embarcações acompanhando o Santo até o Galeão e retornando ao cais do Tento. Mais uma vez as embarcações foram enfeitadas e a organização da festa premiou quatro delas. Durante a tarde, foi realizada a grande procissão, puxada por um trio elétrico com animação da Banda Life.

A nova Comissão da Festa para 2016 foi formada e terá como presidente a vereadora Vane Costa.
(Por Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário