Respeita as Mina

Respeita as Mina

domingo, 15 de fevereiro de 2015

ILHÉUS vai ganhar fábrica de aviões...

O grupo virá à Bahia assinar protocolo de intenções nos próximos dias
A primeira reunião entre representantes da fabricante de aviões ucraniana Antonov com o secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ocorrida no dia 21 de janeiro em Salvador, terá desdobramentos nesta semana. O vice-presidente da empresa, Oleksander Kiva, terá um encontro com o governador Rui Costa, nos próximos dias, quando conversarão sobre o projeto de transferência das atividades da companhia para a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus, Sul do Estado.

A notícia sobre a proposta da Antonov teve repercussão nacional ao ganhar destaque como manchete principal do jornal A Tarde, na edição de domingo, dia 8. Segundo apurou o colunista Levi Vasconcelos, o representante da empresa Oleksander Kiva desembarcará na capital baiana, esta semana, para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano. Na linha de frente das negociações estão, além do vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, o secretário estadual de Indústria e Comércio, James Correia, o presidente da ZPE/Ilhéus, Otávio Pimentel, e o prefeito Jabes Ribeiro.

A empresa pretende acabar com a produção na Ucrânia devido às tensões envolvendo disputas territoriais com a Rússia. Em Ilhéus, a Antonov irá fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares. Na Europa, hoje, produz também o avião de guerra Sukoy, um supersônico com capacidade para carregar oito mísseis. Ainda de acordo com o colunista, a preferência dos ucranianos por Ilhéus se explica pela existência de porto e aeroporto na cidade. A isso se soma a projeção de instalação de aeroporto internacional e do Porto Sul.

Antonov
Criada em 1946, presente em 76 países e com cerca de 12 mil trabalhadores direta a indiretamente ligados a ela, a Antonov já produziu mais de 20 mil aviões. A empresa fabricou o maior avião da história, o lendário Antonov An-225 Mriya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário