IPTU 2024

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Exercício chinês melhora saúde de alunos em Alagoas...

Prática do Lian Gong tem aumentado concentração em sala de aula.
Atividades físicas tem melhorado rendimento de alunos...

Práticas saudáveis para manter a saúde de crianças e adolescentes. Esses são os meios encontrados pela Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar para desenvolver o tema do "ALTV" -  programa da TV Gazeta de Alagoas, afiliada da TV Globo) na Sala de Aula com seus alunos. As atividades são sempre realizadas no ginásio da escola, e reunem diversas modalidades.

Desde fevereiro, os estudantes se revesam entre a prática do Jiu-Jitsu, de danças, desde as típicas as atuais, além de alongamento. A alimentação também tem sido tratada por porfessores e agentes de saúde, que estão auxiliando a comunidade escolar na busca por uma vida saudável.

Mas a atividade que tem chamado mais a atenção dos jovens de Pilar é o Lian Gong. De origem chinesa, a lista de exercícios criada na década de 1970 é composta por 18 posições divididas em 3 séries que trabalham grupos específicos: pescoço e ombros, costas e cintura, pernas e pés. Não é preciso usar aparelhos, basta apenas seguir à risca a ordem e as posições.

A resposta tem sido positiva para a qualidade de vida dos alunos. Para a jovem Tainá, a prática tem melhorado e muito a saúde. "Deixei de ter problemas com o sono. Minha concentração na aula aumentou e as dores no corpo passaram", conta a jovem.

Desde que a prática dessas atividades foram incorporadas às aulas de educação física três vezes por semana, o rendimento dos estudantes melhorou significativamente. “Aqui nós tínhamos muitos casos de evasão escolar e de envolvimentos dos nossos jovens com o tráfico de drogas. Mas o quadro mudou de maneira significativa depois da implantação dessas atividades. O ALTV na Sala de Aula mudou a identidade de nossos alunos e da nossa instituição,”, conta Cláudia Vieira, diretora da escola.
(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário