IPTU 2024

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Secretaria Estadual da Educação inscreve para curso de aperfeiçoamento necessário à promoção de professores...

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia ins­creve, a partir do sá­bado (5/7) até 11 de julho, para o Curso de Aper­fei­ço­a­mento em Tec­no­lo­gias Edu­ca­ci­o­nais. O curso, des­ti­nado a todos os pro­fes­sores e coor­de­na­dores pe­da­gó­gicos em exer­cício no âm­bito da Se­cre­taria, é obri­ga­tório para a pro­moção do magistério pú­blico do en­sino fun­da­mental e médio do Es­tado da Bahia para os anos de 2015 e 2016, conforme a Lei nº 13.185/14, pu­bli­cada no Diário Ofi­cial do Es­tado desta quarta-feira (02/07). A me­dida be­ne­fi­ciária mais de 31 mil do­centes.

As ins­cri­ções serão re­a­li­zadas pelo portal da Uneb (http://​www.​cursote.​uneb.​br/​) a partir do dia 5. A inscrição para o curso ga­ran­tirá, au­to­ma­ti­ca­mente, a an­te­ci­pação de 3,7% do valor da pro­moção, de acordo com o ven­ci­mento bá­sico do ser­vidor, na folha de pa­ga­mento deste mês de julho de 2014.

No ato da ins­crição, o ser­vidor de­verá in­formar o nú­mero do CPF e um en­de­reço ele­trô­nico pes­soal e ativo. Para o pri­meiro acesso ao am­bi­ente vir­tual de apren­di­zagem, o ser­vidor re­ce­berá, na fi­na­li­zação da ins­crição, através do e-mail in­for­mado, o nome de usuário e a senha. Ha­vendo dú­vidas quanto ao nome de usuário e senha, o ser­vidor de­verá manter con­tato, via e-mail, no en­de­reço in­di­cado no Portal: http://​www.​cursote.​uneb.​br

Todas as dú­vidas sobre o pro­cesso de ins­crição devem ser en­ca­mi­nhadas para o e-mail: cursotecnologiaseducacionais@​educacao.​ba.​gov.​br

O curso, ofe­re­cido na mo­da­li­dade Edu­cação a Dis­tância, por meio da Uni­ver­si­dade do Es­tado da Bahia (Uneb), visa aper­fei­çoar e for­ta­lecer o vín­culo entre a prá­tica pe­da­gó­gica e a uti­li­zação das tec­no­lo­gias da in­for­mação e co­mu­ni­cação apli­cadas ao con­texto. A di­re­tora geral do Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), Irene Ca­zorla, res­salta que a ini­ci­a­tiva visa pre­parar os pro­fes­sores para uti­lizar as tec­no­lo­gias na or­ga­ni­zação de suas aulas.

“Vi­vemos em uma so­ci­e­dade per­meada pela tec­no­logia, e pre­ci­samos tra­ba­lhar essa questão também em sala de aula. Po­demos, por exemplo, usar ví­deos e games na edu­cação e in­cen­tivar os pro­fes­sores a uti­li­zarem esses re­cursos em sala de aula. Além disso, o curso está ali­nhado a ou­tras ações da Se­cre­taria da Edu­cação, que já uti­lizam a tec­no­logia, como os pro­jetos es­tru­tu­rantes”.

Me­to­do­logia – A ca­pa­ci­tação será re­a­li­zada em dois mó­dulos mi­nis­trados em 2014 e 2015, to­ta­li­zando 180 horas, fa­zendo uso de uma es­tru­tura tec­no­ló­gica e me­to­do­ló­gica que pos­si­bi­li­tará aos pro­fes­sores e co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos acessá-los por meio de am­bi­ente vir­tual de apren­di­zagem. Os ho­rá­rios para acesso serão es­ta­be­le­cidos pelo pró­prio ser­vidor, de acordo com sua dis­po­ni­bi­li­dade, ob­ser­vados os cro­no­gramas es­ta­be­le­cidos em cada mó­dulo.

No pri­meiro mó­dulo, serão re­a­li­zadas quatro etapas sobre: As tec­no­lo­gias da in­for­mação e da co­mu­ni­cação no con­texto es­colar; Edu­cação e Redes So­ciais; O uso pe­da­gó­gico dos re­cursos tec­no­ló­gicos no co­ti­diano es­colar e Edu­cação e con­teúdos di­gi­tais. O se­gundo mó­dulo cons­tará das se­guintes etapas: Cur­rí­culo e ava­li­ação: apro­pri­ação tec­no­ló­gica, ino­vação e di­ver­si­fi­cação; Edu­cação para a Di­ver­si­dade e In­clusão; Me­mória, in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica e pro­dução ar­tís­tica na pers­pec­tiva da prá­tica pe­da­gó­gica in­ter­dis­ci­plinar e Pro­dução co­la­bo­ra­tiva e com­par­ti­lha­mento de ma­te­rial di­dá­tico-pe­da­gó­gico com uso de con­teúdos di­gi­tais. As aulas de­verão ser ini­ci­adas ainda neste mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário