IPTU 2024

segunda-feira, 16 de junho de 2014

FILME brasileiro vence festival de animação na França...

O Menino e o Mundo fez sua pré-estreia mundial no Festival de Otawa, no Canadá, em setembro, e, em uma longa carreira por festivais, já foi premiado em diversos outros países. O longa conta a história de um menino que deixa sua casa em uma pequena cidade e cai no mundo em busca do pai, que precisou partir em busca de trabalho. 

Em um mundo globalizado e cada vez mais tomado por linhas de montagem que aprisionam e massacram o ser humano, o menino encara os desafios de lidar com o mundo globalizado e automatizado. Em uma paisagem urbana, ele se aventura entre seres estranhos, como máquinas-animais. Sobre o longa, o segundo da carreira de Alê Abreu, que já havia dirigido O Garoto Cósmico, o diretor artístico de Annecy, Marcel Jean, declarou: “A ascensão da animação brasileira, notada desde a etapa de seleção, agora se confirma. A dupla consagração de O Menino e o Mundo nos dá sinais fortes da vitalidade da atual produção do Brasil”. 

Durante o festival, o longa recebeu críticas positivas de diversas publicações. “Uma parábola simples e universal construída com um design ousado e imaginativo”, escreveu o crítico Dennis Harvey, da Variety. De fato, com seu colorido, as questões do mundo moderno são retratadas pelos olhos de um menino em traços que misturam diversas técnicas. 

O longa não tem diálogos e conta com uma trilha sonora que conduz o espectador pelas aventuras do pequeno herói. Além de ter sido comprado por diversas distribuidoras internacionais, O Menino e O Mundo também vem sendo apontado como forte candidato a uma vaga ao Oscar de Melhor Animação 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário