IPTU 2024

quinta-feira, 24 de abril de 2014

13º FESTIVAL da TAINHA de MARAÚ promove encontro entre pescadores e chefs em defesa da cozinha regional...

Chef Rosa Gonçalves
Baianos e turistas têm um motivo a mais para escolher Maraú como destino no feriado prolongado do Dia do Trabalhador. De 1º a 3 de maio, a bela península localizada na Baía de Camamu promoverá seu tradicional Festival da Tainha, que chegará à 13ª edição na paradisíaca localidade de Barra Grande.

Sob a coordenação da chef Rosa Gonçalves, de Mara Sacramento uma das pioneiras da Festa e Vera Rigatto, secretária do turismo de Maraú, o evento promoverá um encontro entre chefs de cozinha, pescadores, marisqueiras, estudantes de gastronomia e amantes da cozinha regional, em torno de uma programação diversificada. A maratona de atividades gratuitas inclui rodas de conversa, aulas-show, torneio de pesca, oficinas de culinária e concursos de receita, além de atrações culturais locais.

JANTAR PARA MIL PESSOAS
O ponto alto fica por conta do jantar “Gratidão ao Mar”, que será servido para cerca de mil pessoas em plena Praça da Mangueira, ao preço simbólico de 25 reais. A organização estima o consumo de aproximadamente 2,5 toneladas de ingredientes, a maioria oriundos da pesca e da agricultura familiares.

O menu inclui delícias como 'gratin de tainha' e 'aratu com inhame e crosta de castanha', 'arroz de coco verde com manga', 'farofa de banana-da-terra' e 'salada de feijão verde com molho de mel de cacau'. A tainha, carro-chefe do festival, aparece também servida na folha da bananeira, acompanhada de molho de tamarindo.

Assinam o cardápio os chefs Richard James, Rosa Gonçalves e Clodomiro Tavares. Mas eles não estarão sozinhos no comando das panelas. Entre os chefs convidados estarão Caco Marinho, Jaime Medrado, Fabrício Lemos, Maria Darckneider, Leonardo Roncon, Valnei Assunção e Dudu Prado . 

Chefs locais e estudantes de gastronomia também vão se juntar ao grupo para produzir o banquete, cuja proposta é promover uma confraternização entre os visitantes e a comunidade.

O jantar será servido em quatro ilhas, que homenageiam "Seu Edi", "Dona Deja", "Seu Sinval" e "Maria de Firmino". Trata-se do grupo precursor do Festival da Tainha, que surgiu em 2002 como uma grande celebração promovida pelas famílias dos pescadores, em agradecimento pela fartura nas pescarias.

NOVO FESTIVAL EM NOVEMBRO
Durante o 13º Festival da Tainha será feito o lançamento de um novo evento, o 2º Festival Gastronômico da Costa do Dendê, que terá como tema a herança culinária das comunidades quilombolas e ribeirinhas da região.

Também sob a coordenação da chef Rosa Gonçalves, o evento será realizado na primeira quinzena de novembro, com a presença de chefs brasileiros e estrangeiros. O cenário será o mesmo, a bela península de Maraú.

PROGRAMAÇÃO

01/05 (quinta-feira)
- Roda de conversa com “Seu Edi”, falando sobre os manguezais e o mar, Pezão representante dos agricultures familiar e José Eduardo Conceição representante da comunidade quilombola Empata Viagem, com mediação da professora Lívia Liberato da Ufba e do chef Clodomiro Tavares;
- Aula-show com os chefs Rosa Gonçalves, Clodomiro Tavares e Richard James;
- Aula-show com os chefs Caco Marinho e Leonardo Roncon;
- Aula-show com os chefs Dudu Prado e Fabrício Lemos;
- Eleição da Rainha do Festival da Tainha

02/05 (sexta-feira)
- Torneio de pesca;
- Palestras sobre meio ambiente;
- Apresentação de grupos folclóricos da região;
- Jantar “Gratidão ao Mar”;
- Cortejo e coroação da Rainha do Festival da Tainha

03/05 (sábado)
- Oficina infantil de pizza, com o chef Pablo Gallego;
- Oficina infantil de cupcakes, com a cake designer Bruna Mariano;
- Oficina de esculturas em frutas e verduras, com a garde manger Lucineide Ribeiro;
- Roda de conversa sobre o tema “A importância da Gastronomia de Raiz na Cultura Contemporânea”, com os chefs convidados, donos de restaurantes, estudantes e profissionais da área;
- Concursos “Cozinha do Chef” e “Receita Lá de Casa”
- Lançamento do Festival de Gastronomia da Costa do Dendê

Nenhum comentário:

Postar um comentário