IPTU 2024

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UNEB de Valença realiza a Formatura da Primeira Turma do Curso de Direito

Hildécio Meireles, prefeito-modelo da região,
foi escolhido como patrono da turma

O Baixo Sul teve um bom motivo para comemorar o Dia da Justiça (8 de dezembro). A data foi marcada pela colação de grau dos discentes da primeira turma do curso de direito do Campus XV da UNEB, em Valença. A cerimônia, que pôs fim a um ciclo iniciado no mês de abril de 2006, foi realizada no Centro de Cultura Olivia Barradas. Hoje, dia 09, a turma participa ainda de um culto ecumênico na Igreja do Amparo às 17h30 e um baile com show de Pablo Dominguez no Clube Mirante.

“Ajudamos a formar a identidade do curso e esta é, foi e sempre será uma turma lembrada pelas conquistas. Fomos peças-chave para modelar, construir e consolidar essa graduação”, destaca a formanda Rúbia Gonçalves. Rúbia completa: “Com o conhecimento que adquirimos em nossas aulas, conciliadas com o estágio, nas longas horas de estudo, passando noites a fio, saímos preparados para encarar o mercado e a vida”.

A turma tem como paraninfo o promotor de Justiça da comarca de Santo Antônio de Jesus, Evandro Luís Santos; como patrono, o prefeito da cidade de Cairu, Hildécio Antônio Meireles Filho; e como patronesse, a secretária municipal de Promoção Social de Valença, Jucélia Nascimento. Para o prefeito Hildécio Meireles é uma honra participar do processo de formação desses estudantes. “Ver a empolgação e força de vontade desses alunos, em levar adiante essa profissão tão nobre e necessária, nos enche de orgulho, ainda mais em um país como o nosso tão carente de Justiça. Essa formatura é uma vitória para eles e suas famílias, mas é uma conquista para toda a Costa do Dendê, que será beneficiada com a atuação equilibrada da maioria desses profissionais”, destaca Hildécio Meireles.

“A colação de grau desta primeira turma traz uma grande responsabilidade para os alunos e para a UNEB, sobretudo pela cobrança da sociedade valenciana, que aguardava ansiosamente pela chegada dos novos profissionais”, ressalta a concluinte Keila Rodrigues.

As estudantes citaram ainda a importância do Núcleo de Prática Jurídica, coordenado pelo curso, e o apoio de gestores da região para a formação. Segundo Rúbia, quatro formandos do curso, ainda durante a graduação, foram aprovados pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dando o sinal de qualidade da turma que se forma. “Me sinto completa, realizada. Tudo que conquistei, enquanto graduanda, consegui aqui, no curso noturno de uma cidadezinha no interior. Tenho a sensação do dever cumprido, de ter feito a minha parte”, comemora Rúbia Gonçalves.

O curso de Direito teve a sua oferta homologada por meio da resolução 288/2004, do Conselho Superior Universitário (Consu) da universidade. O bacharelado disponibiliza atualmente 80 vagas anuais.

5 comentários:

  1. Parabéns a todos é um orgulho saber que as sementes jogadas por todos nós estão semeando e mostrando que é "preciso ter força é preciso ter raça sempre" Eu não desisto nunca!!!

    ResponderExcluir
  2. Com 80 vagas e só 22 formandos?

    ResponderExcluir
  3. ÉÉÉÉÉÉ...

    A primeira turma começou 40 estudantes. Só depois foi aumentado o número de vagas.

    Os 18 que faltam foram ficando no caminho, por vários motivos... comuns numa universidade...

    Tem mais, o Curso de Direito da Uneb não tem nada a ver com o "UNEB 2000", o qual começa com 100 alunos e formam 100 alunos... ninguém é reprovado no sistema do "faz de conta que ensina, que o outro faz de conta que aprende..."

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos formandos, em especial a formanda Rubia Gonçalves Silva, já aprovada no exame da OAB, então Dra. Rubia.

    ResponderExcluir
  5. o curso de Valença disponibiliza apenas 50 vagas e não 80, Gostaris de lembrar que trata-se da primeira turma e q por objetos conhecidos e peculiares a primeira turma, muitos dessistiram. Já esses acreditaram até o final. Uma saudação especial a Kadu, grande mente da Uneb de todos os Tempos.

    ResponderExcluir