IPTU 2024

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, esteve em Valença na última quinta-feira (13) para um encontro com a prefeita Jucélia Nascimento. Na pauta, o papel da UPB na atual conjuntura política administrativa dos municípios baianos. Em uma descontraída coletiva à imprensa local realizada na sala de reuniões da prefeitura, Quitéria falou do bom momento que vive Valença, segundo ela, a prefeita Jucélia Nascimento tem demonstrado determinação em buscar as condições para que Valença ocupe o seu espaço no cenário estadual e federal.

Para Jucélia Nascimento, a visita da presidente da UPB à Valença revela a importância que o município tem nas discussões sobre os problemas dos gestores. “É evidente que estamos avançando. Valença hoje tem maior respeito dos governos federal e estadual e se coloca como um dos municípios que conduz o processo reivindicatório das políticas públicas para melhorar a vida das pessoas”. Disse.

Falando sobre a atuação da UPB, Maria Quitéria destacou o papel vanguardista da instituição em defesa dos municípios. “Em 2011 tivemos 50% das contas dos gestores municipais rejeitadas; em 2012 a rejeição atingiu 80% e como está, para 2013, a rejeição será de 100%”, disse. Segundo a presidente da UPB, fatores como a diminuição de receitas e o aumento no índice de pessoal contribuem decisivamente para as rejeições de contas. “O governo oferece novos programas, sedutores para os municípios que têm que contratar mais pessoal. Por outro lado, a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), favorece o consumidor e a economia no geral, mais penaliza os municípios com a diminuição das receitas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)”.

Para mudar este cenário, a UPB está mobilizando todos os gestores estabelecendo uma pauta de reivindicações programada para 2014 com a Marcha a Brasília dia 12 de maio que vai reunir mais de cinco mil gestores para debater os temas que afligem os municípios. No final de maio a UPB está organizando o Congresso Nordestino de Municípios e em agosto, no cinquentenário da instituição, será realizado o III Encontro de Prefeitos tendo como tema os desafios da gestão na saúde pública.

Acompanharam a entrevista os vereadores Antônio Barreto, Fabrício Lemos e Antônio Heraldo (Lelo); secretários municipais e a primeira dama de Taperoá Kitty Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário