IPTU 2024

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CAIRU: Estudantes do CECAME são destaques no "2º Encontro Estudantil Todos pela Escola" realizado na Itaipava Arena Fonte Nova

Iris, Bruna e Érica durante apresentação na Fonte Nova
As estudantes Iris, Bruna e Érica, do Colégio Estadual Cândido Meireles, localizado na Sede de Cairu, participaram com louvor, durante a última semana, das atividades do "2º Encontro Estudantil Todos pela Escola", representando a região do Baixo Sul (Direc-5), após saírem vencedoras na etapa regional do projeto de Educação Patrimonial e Artística (EPA), com o álbum "Riquezas da Casa do Sol". O EPA reuniu 32 álbuns selecionados em 814 escolas de todo o Estado da Bahia.

Este resultado foi possibilitado pela competente coordenação das professoras Cecília Crispim e Janine Silva.

O evento envolveu cerca de 20 mil pessoas, entre estudantes, professores, familiares, artistas, intelectuais e a sociedade em geral. O Encontro marcou a culminância de projetos estruturantes realizados nas escolas da rede durante o ano letivo, com mais de um milhão de estudantes do Estado.

“O 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola é uma proposta inovadora para a consolidação das políticas culturais com a juventude estudantil. Possibilita a integração e o intercâmbio entre os estudantes da rede estadual que participam de atividades variadas acompanhados de professores. Os projetos estimulam o desenvolvimento da experiência criativa, valorizam o protagonismo estudantil e contribuem para o processo de aprendizagem e para a garantia do direito de aprender”, disse o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

O encontro foi na Itaipava Arena Fonte Nova e contou na sua programação com 15 canções selecionadas do FACE, o Sarau do Tempos de Arte Literária (TAL), com as 33 obras literárias, a Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), a Educação Patrimonial e Artística (EPA) e a Mostra do Cine Prove - Produção de Vídeos Estudantis, com 15 filmes (curtas).

Além das atividades artísticas, foram apresentados 150 projetos na 3ª Feira de Ciências da Bahia, 90 trabalhos na 8ª Feira Baiana de Matemática e 10 projetos da Educação Profissional. Estas atividades buscam incentivar o intercâmbio de experiências exitosas, além da difusão e da popularização dos conhecimentos científicos e matemáticos.

Já as atividades esportivas, envolveram o Festival de Judô, com participação de 200 estudantes, Festival de Xadrez, também com a participação de 200 alunos, incluindo alunos com deficiência física, e Festival de Capoeira, que contou com a participação de 300 estudantes. Além disso, o 2º Encontro também abrangeu as finais das modalidades coletivas (Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol), que contabilizaram a participação de 235 estudantes. O 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola teve, ainda, oficinas de esculturas, grafite, artes visuais, fílmicas e literárias, além de workshop de corais.

De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, o evento foi uma oportunidade única para uma transformação a partir dos saberes. “O Encontro demonstrou uma nova atitude estética, ajudando na construção de uma nova mentalidade a partir das experiências artísticas dos nossos estudantes. Ele aponta o lugar da arte e do conhecimento na Educação, para a construção de uma sociedade mais bonita”, disse.

Confira o que aconteceu no Encontro: 

– 150 experiências na 3ª Feira de Ciências da Bahia

– 90 projetos na 8ª Feira Baiana de Matemática

– 99 obras de arte produzidas para a 6ª Mostra de Artes Visuais Estudantis

– 33 obras literárias estudantis selecionadas 5º Sarau Estadual do TAL

– 15 canções selecionadas para o 6º Festival Anual da Canção Estudantil

– 32 álbuns patrimoniais selecionados para a segunda edição do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA)

– 15 filmes (curtas) na 1ª Mostra do Cine Prove - Produção de Vídeos Estudantis.

– 300 estudantes no Festival de Capoeira

– 200 estudantes no Festival de Judô

– 200 estudantes no Festival de Xadrez

– 235 estudantes nas finais de Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol




Nenhum comentário:

Postar um comentário