IPTU 2024

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Comissão do Movimento pela segurança no Baixo Sul se reúne com o Governador do Estado‏

Na tarde da última terça-feira 5, representantes do Movimento pela Segurança e Cidadania se reuniram com o Secretário de Relações Institucionais do Estado, Subsecretário de Segurança Pública, o Diretor Geral do DERBA e com o Governador Jaques Wagner para discutir a problemática da violência no Baixo Sul e reivindicar melhorias para a região.

A comissão entregou ao Governador Jaques Wagner e aos seus secretários uma lista de reivindicações entre elas estavam a reestruturação da Companhia Independente da Polícia Militar no Baixo Sul, aumento do efetivo da Policia Militar, aumento no numero de investigadores, formação de novos soldados através da 33ª, criação de uma nova Companhia Independente a ser instalada no município de Ituberá, instalação de novas varas no Fórum de Valença, reforma das delegacias da região, Construção novo comando da 33ª e reestruturação da BA 001.

No primeiro momento os representantes das instituições do Baixo Sul fizeram o relato das suas experiências em cada cidade apresentando as insatisfações com relação à Segurança Pública e fazendo questionamentos aos secretários presentes. 

O primeiro representante do governo a se pronunciar foi o Subsecretário de Segurança Publica Ary Pereira, que afirmou que o governo já conhece os problemas do Baixo Sul e que algumas ações já têm sido feitas para amenizá-las. “O problema da violência no Baixo Sul existe, ele decorre principalmente do tráfico de drogas, que antes estava localizado apenas em algumas cidades e hoje se espalha por todas as cidades do interior do país. Reconhecemos que o nosso efetivo é pequeno e não consegue atender a toda demanda, mas estamos buscando soluções. O problema principal de Valença estava localizado no bairro da Bolívia, então enviamos a base comunitária móvel e o que tem chegado a nosso conhecimento é que tem reduzido o número de homicídios” afirmou Pereira.

De acordo com Ary, o governo já autorizou o andamento do concurso para contratação de 2 mil homens da PM e outro para Polícia Civil com convocação de 600 escrivães, agentes e delegados. Entre as ações do governo do Estado em Valença, o subsecretário anunciou a construção da Base Comunitária da Policia Militar que está prevista para iniciar em Março de 2014.

Na reunião, a comissão reivindicou, também, melhorias na BA 001, especialmente no trecho de Nazaré a Valença. Segundo o Presidente do DERBA, os trabalhos de melhoramento de toda a Rodovia já iniciaram. A previsão é de que até o final de dezembro as obras devem ser concluídas.

Em uma reunião longa e de muitos questionamentos, a comissão buscou a todo o momento respostas e ações imediatas para as reivindicações apresentadas. Durante o encontro foi feita a proposta para que o Governo analise e elabore uma contra proposta para ser apresentada, na primeira semana de dezembro na sede da ACE/CDL de Valença. A reunião técnica contará com a participação da comissão do Movimento pela Segurança e os Secretários de Estado.

Este movimento conta com a participação de diversas instituições de nossa região, valendo destacar: CDL's, OAB, FEMANVA, ROTARY, LYONS, MARÇONARIA, Associação das Igrejas Evangélicas de Valença, Igreja Católica e APLB SINDICATO.
(Cristiane Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário