Ouvindo propostas que avançaram sobre a audiência anterior, desta vez os presentes puderam perceber que a região terá atenção do governo no sentido da requalificação da BA 001, entre Nazaré e Camamu, além da construção de um semianel viário em Valença.
De acordo com Sérgio Gabrielli, voltando-se ao pleito inicial da prefeita Jucélia Nascimento, a duplicação da rodovia não seria viável, haja vista que a proposta do projeto já contempla a duplicação das BR 101 e 116. “É importante dizer que a BA 001 será requalificada, entretanto o governo não vê a rodovia como passagem de tráfego pesado, que será direcionado para as BR 101 e 116 que serão duplicadas”. Segundo Gabrielli, a BA 001 deverá ter um desenho diferente, com uma proposta de se transformar em uma estrada ecológica.
A prefeita Jucélia destacou a importância do debate, sobretudo na perspectiva da elaboração de um planejamento visando preparar a região para as novas e urgentes demandas que estão colocadas na conta de cada prefeitura: “Nós acreditamos no planejamento. Nós acreditamos na ponte, mas precisamos nos preparar para as oportunidades que estão se apresentando para o preenchimento de várias lacunas, a exemplo da UFRB, SAC, Base Comunitária de Segurança e a requalificação da nossa BA 001".
Para o prefeito de Igrapiúna e presidente da Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs), Leandro Ramos, a responsabilidade do desenvolvimento da região é de todos. “Não devemos deixar os problemas apenas nos ombros da prefeita Jucélia. Mesmo Valença sendo a principal cidade do Baixo Sul, a responsabilidade é de todos”.
Já para o prefeito de Jaguaripe, Heráclito Arandas, “a ponte vai acontecer e é fundamental para o desenvolvimento regional”. O vice-prefeito e secretário da Agricultura de Valença, Joailton de Jesus, observou que as riquezas naturais da região precisam da companhia do desenvolvimento, e este virá com a construção da ponte. “O governo não vai virar as costas para o Baixo Sul”, disse.
Ao final da Audiência Pública foi aberto espaço ao público para perguntas, todas devidamente respondidas pelo secretário.
Participaram ainda da Audiência Pública, o prefeito de Nilo Peçanha, Carlos Azevedo, o presidente da OAB, Fabiano Figueiredo, representantes de associações, servidores públicos municipais, os vereadores Antônio Barreto, Fabrício Lemos, Adailton Francisco, Carlos Antônio, Benvindo Luz e Vane Costa.
(Ascom – Prefeitura de Valença)
Nenhum comentário:
Postar um comentário