IPTU 2024

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pesquisa indica: cartão de crédito estimula descontrole financeiro...

Em recente pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil, foi diagnosticado que 77% da população brasileira já utiliza com muita frequência o cartão de crédito.

A pesquisa foi realizada com o intuito de levantar os indicadores que apontam o comportamento e hábitos dos consumidores em relação ao uso do cartão, além de apontar os motivos que levam esses mesmos consumidores à situação de inadimplência. Ao todo, foram ouvidas 604 pessoas em todas as capitais, sendo levado em consideração a proporção de pessoas economicamente ativas em cada cidade consultada.

De acordo com os resultados obtidos, os especialistas em finanças pessoais do SPC Brasil consideram que o aumento de adeptos ao cartão de crédito, deve-se principalmente a segurança e a praticidade no parcelamento das compras. Comparando as informações com o resultado da pesquisa feita em 2012, 28% dos entrevistados não possuíam cartão de crédito e hoje, o percentual já diminuiu para 23%. O percentual de entrevistados que tinham apenas um cartão de crédito também diminuiu de 35% para 31%. 

Atrelado ao aumento do uso do cartão de crédito, a pesquisa levantou um dado preocupante, onde 64% das pessoas entrevistas afirmam que já tiveram seu nome incluso no Serviço de Proteção ao Crédito ou ainda permanecem na lista. Considerando as classes econômicas, a pesquisa apontou que A e B são os que menos se encaixam nesse perfil de inadimplência, ao contrário das classes D e E, onde 73% se enquadram na mesma situação.
(Aloma Brito ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário