Respeita as Mina

Respeita as Mina

terça-feira, 20 de agosto de 2013

SAJ: Entidades Empresariais discutem UPA com Conselho da Saúde e SEINFRA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Antônio de Jesus deveria estar pronta desde o mês de abril do corrente ano, contudo como ainda não foi concluída, vem causando grande preocupação para as Entidades Empresariais.

Atuantes no Conselho Municipal de Saúde, a diretoria convocou para uma reunião no dia 19 de agosto, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Domingos Matos e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Marcos Lessa para discutir o assunto.

A Secretária da Saúde Laurejane Mercês foi convidada, mas não compareceu.

Segundo Domingos Matos, quando a atual gestão assumiu a prefeitura, alguns contratos de convênios da unidade estavam paralisados e existiam relatórios que atestavam a conclusão da estrutura física da UPA, o que não confere com a realidade. Como tentativa de solucionar o problema, a prefeitura comunicou a situação à procuradoria do município para que a empresa contratada pudesse retomar o serviço: “Somente agora nós conseguimos um aditivo de contrato para que a empresa possa concluir a obra”, afirmou Domingos.

O Presidente do Conselho informou aos presentes que todos os recursos previstos para a construção da UPA já foram encaminhados pelo governo federal para uma conta aberta pela prefeitura anterior e, ao todo, ainda restam um pouco mais do que 16% desses recursos para serem investidos na finalização da obra. Ainda segundo Marcos Lessa, todos os equipamentos já foram adquiridos para a unidade.

Além da preocupação com a conclusão da obra e a conservação dos equipamentos, a diretoria das Entidades Empresariais salientou a importância de se buscar parceiros para o custeio da unidade assim que for concluída. Em algumas cidades, a UPA depende exclusivamente dos recursos municipais, o que já foi classificado como inviável pela atual gestão de Santo Antônio de Jesus. A diretoria sugeriu uma articulação conjunta entre sociedade civil organizada e poderes públicos junto ao Governo do Estado, para que possa ser formalizada uma parceria de gestão.

A diretoria ainda cobrou ao Secretário Domingos o andamento de outras ações do setor como Praça Padre Mateus, PDDU e recapeamento asfáltico da cidade.

A reunião também contou com a participação do Secretário de Indústria e Comércio Municipal, Ailton Lago que falou sobre a polêmica da retirada do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Jesus. De acordo com o secretário, essa possibilidade já foi descartada inclusive pelo Comando Geral da Bahia e a previsão é que o subgrupamento seja transformado em grupamento o quanto antes.

Na oportunidade, a reunião recebeu pela primeira vez a presença do Presidente do Sindicato Patronal dos Produtores Rurais, o senhor Zilton Ferreira, que passa a ter cadeira cativa na diretoria com a finalidade de estreitar os laços entre as entidades representativas do 1º e 3º setor.
(Aloma Brito - ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário