IPTU 2024

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Governo de Valença e Ceplac formalizam parceria para oferecer curso de empreendedorismo para jovens da zona rural‏

Levar informações utilizando tecnologias para incrementar a produção e ao mesmo tempo criar mecanismos para acessar os diversos projetos disponíveis para o morador da zona rural. Estes são os principais objetivos do curso Jovens Empreendedores Rurais, “Protagonismo Juvenil e Sucessão Rural” de iniciativa conjunta do governo de Valença, através da Secretaria da Agricultura e CEPLAC, em parceria com diversas entidades, a exemplo do MDA, Embrapa, Senar/Faeb, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, CAR, CDA, SUAF, IFBaiano, Coofava e Coopatan. Foram selecionados 100 jovens, que serão divididos em três turmas.

Neste sentido, 35 jovens residentes nas diversas localidades da zona rural do município participaram nesta quarta-feira (17) da apresentação dos principais pontos a serem debatidos a partir do dia 05 de agosto, quando as aulas serão iniciadas, numa solenidade com o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, e a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento. Serão três semanas - duas na sede da CEPLAC, em Valença, e uma nas localidades onde residem os alunos. A apresentação contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Agricultura de Valença, Joailton de Jesus, de SÉrgio Murilo, chefe do Centro de Extensão Rural da Ceplac, e Antônio Jorge, chefe da Divisão da Ceplac - Valença.

O governo de Valença tem se preocupado com o êxodo rural e, ao mesmo tempo, com a sucessão no campo, que é o esvaziamento dessa área produtiva do município, que decorre justamente por conta daquele êxodo. Para Joailton de Jesus, o objetivo é oferecer opções para que o jovem se sinta atraído a permanecer no campo, vivendo com dignidade e qualidade de vida. “Muitas oportunidades estão sendo perdidas por falta de informação”, disse Joailton. Mais adiante, o vice-prefeito e secretário da Agricultura questionou: “quem vai produzir alimentos para as pessoas?”, fazendo referência à problemática da sucessão no campo.
(Ascom - Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário