IPTU 2024

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gandu realizou a sua III Conferência Municipal de Cultura


A Prefeitura de Gandu, através da sua Diretoria de Cultura, realizou ontem (23) a sua 3ª Conferência de Cultura, com o tema “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”. O prefeito municipal Ivo Peixoto, vereadores, estudantes, conselheiros, representantes de diversos grupos culturais, do CREAS, do Conselho Tutelar marcaram presença. Representantes da Cultura dos municípios vizinhos Tancredo Neves, Wenceslau Guimarães e Teolândia também prestigiaram o evento.

A Conferência reuniu mais de 100 pessoas, no auditório do CETEP. A abertura dos trabalhos foi feita pela professora Jandaira, que convidou o autor do projeto Rota dos Tropeiros, professor Marcos Paulo, e outros artistas da terra para fazerem uma pequena apresentação. O projeto visa o resgate das raízes do Baixo Sul, desde o ano de 1500 até os dias contemporâneos, transmitidas ao público através de encenações, roda de capoeira e cantos em versos de cordel. Na seqüência, a mesa foi composta pelo prefeito Ivo Peixoto, pela representante territorial de cultura Vanessa Andrade, pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura Gilvando Assunção, vereadora Ana Rita e pelo diretor de cultura Ricardo Bonfim.

Os participantes formaram um grande grupo de trabalho que discutiu e formulou propostas, as quais serão encaminhadas aos Governos Municipal e Estadual. Destaque para: criação do Centro de Tradições Ganduense (Ponto de Cultura – sugestão Espaço Cultural do Lago Azul), o qual deverá abraçar toda a cultura do município, incluindo o registro dos mestres dos saberes e fazeres/artesãos, servindo como espaço para atividades diversas (Semana Municipal de Cultura), objetivando também a geração de renda e valorização da culinária local; que o Conselho Municipal de Cultura realize reuniões nas comunidades e escolas, com prestação de contas das suas ações, além, de maior aproximação com os artistas locais, visando atender suas demandas; inclusão da cultura afro/indígena/cigana nas escolas, a partir de oficinas, seminários, desfiles; além da realização de saraus; tombamento dos prédios antigos, priorizando a preservação da riqueza arquitetônica do município, e a revitalização do antigo prédio da CEPLAC para funcionar como espaço cultural.

O almoço foi animado pelo som da Banda Braa'Roots, que encantou a todos com um repertório original, de rico conteúdo, com músicas de autoria própria. No período da tarde foi formado um grupo de trabalho para a execução e o acompanhamento do Pla­no de Ações Estratégicas para a cultura no município. Também foram eleitos como delegados territoriais representando a sociedade civil: Gilvando Assunção, Zenildo Silva, Rosangela Mendes e o jovem Maiko da Cruz. Sonia de Souza e o professor Marcos Paulo serão os delegados representantes do poder público. Maiko da Cruz foi eleito delegado estadual.
(Vanessa Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário