IPTU 2024

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Valença convida para sua IV Conferência de Cultura

Para AMPLIAR, dê um "clique" na imagem
A Prefeitura Municipal de Valença, juntamente com a Secretaria de Cultura Municipal convidam artistas da cidade, os terreiros, os grupos religiosos, a cultura popular, os grupos culturais, os produtores culturais, os Conselhos de Cultura, os professores e a população valenciana para estarem presentes na IV Conferência Municipal de Cultura de Valença, que será realizada domingo, dia 30 de junho, das 07h30min às 18h, no Centro de Cultura Olívia Barradas. Este ano o tema será: “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”.

Este ano de 2013 é um ano de conferências de cultura em todo o Brasil. Na Bahia, será realizada a V Conferência Estadual de Cultura, antecedida por suas etapas Municipais, Territoriais e Setoriais. E a nível nacional, o Brasil terá a sua III Conferência Nacional de Cultura. A mobilização de gestores públicos e da comunidade cultural já começou, visando uma participação efetiva e qualificada nestes espaços de discussão e formulação de políticas públicas. Neste sentido, a Secretaria Estadual de Cultura deu início ao trabalho de convocação e apoio para as cidades da Bahia cumprirem a primeira etapa, com a realização das Conferências Municipais de Cultura até o dia 30 de julho.

As Conferências Municipais têm por objetivos: estimular a adesão aos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura; diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura; estimular a implantação/consolidação do Sistema Municipal de Cultura; elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no município; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura; e eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.

A Conferência de Cultura é um importante componente do Sistema de Cultura. Ela é uma das instâncias de consulta, participação e controle social da política cultural municipal, estadual e federal. A Conferência é uma das formas da sociedade civil interferir e participar da formulação e execução das políticas culturais. A Conferência serve para garantir uma gestão democrática e permanente da política cultural do município, do estado e do país. Participe e faça a diferença!
(Fontes: Secult BA e Ascom PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário