quarta-feira, 10 de abril de 2013

Secretaria da Saúde intensifica ações de combate à dengue em Cairu

Com as frequentes chuvas, típicas desta época do ano, o brasileiro passa a sofrer com um antigo inimigo seu: o mosquito Aedes aegypti.

A proliferação do vetor é mais rápida durante o período chuvoso, já que o acúmulo de água parada favorece sua reprodução.
Desde o ano de 2008 o município de Cairu tem mantido baixos os índices de infestação predial preconizados pelo Ministério da Saúde.

Para que estes índices continuem baixos, a Secretaria Municipal da Saúde, além de garantir agentes de endemias em todas as ilhas, vem promovendo uma série de ações por todas as localidades, tais como mutirões de limpeza; atividades educativas com orientação de profissionais em escolas, associações de moradores e Unidades de Saúde; capacitação das equipes de agentes; distribuição de panfletos, veiculação de outdoors e promoção da conscientização da comunidade em geral para que as ações de combate se tornem um hábito diário.

Segundo a Supervisora da Vigilância Epidemiológica do município Thais Pires, para o dia 12 de abril já está agendado um mutirão de limpeza em alguns bairros considerados mais críticos na Sede de Cairu, e nos dias 24 e 29 de abril um grande mutirão de limpeza no Morro de São Paulo e na Gamboa, respectivamente.

Para a Secretária Municipal da Saúde Dra. Cíntia Rosemberg, a população precisa colaborar mais, inclusive recebendo os agentes de controle de vetores em casa. “Esses profissionais desempenham o papel de eliminar criadouros para interromper o ciclo de vida do Aedes Aegypti e evitar que mais pessoas sejam infectadas. Até uma tampinha de refrigerante pode ser um criadouro potencial para o mosquito. Portanto, é importantíssimo estar alerta a tudo o que possa acumular água parada em casa" enfatiza a secretária.

A população pode ainda denunciar a existência de possíveis focos do mosquito em terrenos baldios e imóveis fechados, através do telefone (75) 3653-2027
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação Prefeitura de Cairu - BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário