São Pedro VALENÇA

São Pedro VALENÇA
O Melhor São Pedro da Bahia

Doe Sangue

Doe Sangue
Doe Sangue

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Faxinaço para prevenção da dengue é realizado em Valença‏

 Grupo Mobiliza Valença na prevenção da dengue
Mais uma forte ação de governo foi realizada nesta quarta-feira (03), no município de Valença. Juntos, Governo do Estado, Fundação Luís Eduardo Magalhães e o Governo de Valença, através da Secretaria Municipal de Saúde, contando com cerca de cinquenta voluntários, realizaram um grande faxinaço nos bairros da Baixa Alegre, Pitanga, Bate Quente, Areal e Tamarineiro. Os articuladores visitaram as residências, orientando os moradores quanto a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

As comunidades dos bairros citados entenderam a grandiosidade da ação e participaram com entusiasmo do trabalho. Estudantes das escolas da Baixa Alegre e Samuel do Vale Lacerda, vestido de “mosquito da dengue”, exibindo cartazes educativos, chamando a atenção com um “apitaço”, acompanhador por um carro de som, deram brilho à ação.

Orientados por agentes de saúde, moradores realizaram a faxina em seus quintais e centenas de pneus velhos e outros detritos foram recolhidos por um caminhão de lixo.

"A ação foi muito produtiva, os Articuladores estavam engajados, a comunidade participou efetivamente da ação, mesmo com toda chuva que caiu nesta manhã, o que permitiu o fortalecimento da sensibilização dos moradores do bairro quanto às informações de prevenção e controle da dengue", afirmou a Enfermeira, Técnica Referência em Dengue, Caline Vasconcelos.

Além da motivação dos Articuladores, Estudantes das escolas municipais Samuel do Vale Lacerda e Baixa Alegre, vestidos deAedes aegypti, exibindo cartazes com alertas sobre a dengue, acompanhados de carro de som e apitos, foram as grandes atrações do evento.

Indagado sobre o convite para participar do faxinaço, o professor, Ricardo Lacerda, 33 anos, declarou: “eu fico gratificado de participar, juntamente com os alunos, de algo tão importante que mobiliza toda uma comunidade. O aprendizado é variado, e acredito que o mais importante é se sentir um cidadão ativo e participativo, principalmente numa ação como essa, que é um trabalho feito para levar o conhecimento através de ações simples que podem trazer resultados grandiosos”.

Os moradores foram orientados a realizar a limpeza dos seus quintais e colocar na porta de casa todos os objetos e lixos que pudesse favorecer a proliferação do mosquito. Durante o faxinaço o serviço público de limpeza coletou um caminhão cheio de lixos.

A Prefeita Jucélia Nascimento declarou que o governo de Valença fará todo esforço para a prevenção da dengue no município, a secretaria de Saúde, através da Secretária Viviani Oliveira já iniciou uma grande campanha de prevenção, através ações dos agentes de endemias e campanha publicitária com colocação de outdoor, spots e entrevistas nas emissoras de rádio, buscando conscientizar a população para o risco de uma epidemia de dengue.

Para Patrícia Souza Santos, Coordenadora Municipal, “fico feliz com a participação da comunidade. Sou muito grata a todos os colegas, principalmente aos Articuladores, comerciantes locais, guarda municipal, escolas, postos de saúde, igrejas e a Associação de Moradores de Baixa Alegre, que tanto colaboraram para o sucesso da ação”.

O faxinaço realizado servirá como experiência para os próximos que acontecerão em outros bairros com maior vulnerabilidade para a ocorrência da doença, e também para chamar a atenção da população quanto ao elevado número de pendências, superior a 20%, ou seja, moradores ausentes das suas residências ou que recusam a visita dos Agentes de Combate às Endemias. A falta de vistoria dos imóveis, muitas vezes, compromete a eliminação e/ou tratamento de criadouros do mosquito.

“A ação foi muito produtiva, os Articuladores estavam engajados, a comunidade participou efetivamente da ação, mesmo com toda chuva que caiu nesta manhã, o que permitiu o fortalecimento da sensibilização dos moradores do bairro quanto às informações de prevenção e controle da dengue”, afirmou a Enfermeira, Técnica Referência em Dengue, Caline Vasconcelos. 

Além do Faxinaço, outro acontecimento importante marcou a semana, os Coordenadores Municipais, capacitados pela FLEM para serem os líderes da mobilização em Valença, se reuniram com a Secretária de Saúde, Viviane Oliveira, para discutir as ações estratégicas do Projeto. Na ocasião, foi ressaltada a importância do apoio institucional para que as ações sejam sistêmicas e contínuas. A gestora aproveitou para informar que articulará, ainda em abril/2013, um encontro com a Prefeita e com todos os Secretários Municipais para composição de um Grupo de Trabalho Intersetorial, com o objetivo apresentar o Projeto e envolver todos no processo, bem como viabilizar a diversificação e intensificação das ações de prevenção e controle da dengue no município.

Coordenadores Municipais:
Representando a SMS: Valdemir dos Reeis Lima, Patricia Sousa Santos, Jacira Brito Bueno e Cristiano Rogério Santos de Aquino.
Representando a 5ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES): Marli Monteiro da Silva Cimas e Vladimir Desterro Bueno.

Municípios que fazem parte do Projeto:
Além de Valença, mais 22 municípios baianos participam, que são: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Simões Filho e Teixeira de Freitas.
(Ascom – Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário