Com isso aumentam, também, os atendimentos realizados pelo serviço municipal de saúde. Buscando melhorar o atendimento para os visitantes, a secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Turismo vem desenvolvendo o projeto “Mar, Sol e Saúde”.
O projeto inclui atividades preventivas, combate às doenças sexualmente transmissíveis, atividades físicas e práticas corporais estimulantes à adoção de hábitos saudáveis. Além da intensificação das ações da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos comerciais e junto aos ambulantes.
Contando com uma logística de transporte emergencial com ambulanchas e ambulâncias, as unidades de saúde existentes em todo o arquipélago garantem o atendimento de qualidade. Atualmente as ilhas de maior fluxo turístico e densidade populacional como Morro de São Paulo, Boipeba, Gamboa e a Sede, possuem unidades básicas funcionando 24h. O município para ampliar esse suporte possui ainda a Casa de Apoio ao Paciente de Cairu (Capac) localizada nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia em Valença. A secretária de Saúde, Cintia Rosemberg, lembra que estão sendo construídas mais duas unidades básicas, uma na Sede do município e outra em São Sebastião.
De acordo com a secretaria de Saúde os acidentes com turistas são pouco freqüentes e, quando ocorrem, estão relacionados a cortes, entorses, queimaduras, insolação, quedas e acidentes com ouriços do mar. O projeto da secretaria de Saúde de Cairu, que já foi premiada como uma das 100 melhores do Brasil, foi destaque no caderno Municípios do jornal A Tarde.
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação Prefeitura de Cairu - BA}
Nenhum comentário:
Postar um comentário