IPTU 2024

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CARNAVAL de SALVADOR - Deputado critica aumento da violência e diz que estatísticas divulgadas são irreais

Deputado Luciano Simões
O líder do bloco parlamentar PMDB/DEM na Assembleia, deputado Luciano Simões, criticou o aumento da violência e do número de homicídios nos circuitos do Carnaval este ano. De acordo com o balanço divulgado nessa quarta-feira (13/2) pela Secretaria da Segurança Pública, houve um aumento de 100% no número de homicídios e de 10% em casos de lesões corporais.

“Infelizmente, tivemos duas mortes no circuito este ano. A quantidade de lesões corporais registradas superou em 10% o ano anterior, com 220 registros. Foram 829 registros de furtos e 94 ocorrências de roubos. O crack e as drogas, infelizmente, imperaram este ano, com 115,3% de incremento nas ocorrências, comparados ao ano de 2012”, ressaltou Simões.

O parlamentar concorda com o raciocínio do coordenador do Observatório da Segurança Pública da Bahia, Carlos Costa Gomes, e com a coordenadora do Fórum Comunitário de Combate à Violência (FCCV), Tânia Cordeiro, que não acreditam na precisão das estatísticas oficiais.

Segundo os especialistas, “no carnaval, a polícia faz um recorte da cidade”, não levando em conta, por exemplo, ocorrências que acontecem no deslocamento das pessoas na ida e no retorno da festa.

“Quem se desloca para o circuito e é furtado, roubado, tem o seu carro levado de assalto ou acontece uma fatalidade maior não está relacionado ao carnaval? Levantei os dados oficiais divulgados no próprio site da Secretaria da Segurança Pública e constatei que as ocorrências assustam qualquer um. Do primeiro dia de festa até a quarta-feira de cinzas foram 34 carros furtados, 113 carros roubados, 10 roubos a coletivos, 18 tentativas de homicídios e 52 homicídios, este último dado somado ainda aos dois assassinatos que aconteceram nos circuitos. Infelizmente, estes são os ‘reais’ números da violência que devastou a capital baiana no período do Carnaval”, enfatizou o parlamentar.
(Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário