IPTU 2024

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Blogueira cubana Yoani Sánchez desembarca em Salvador para cumprir agenda em Feira de Santana

Yoani é considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time...

  Yoani mostra, enfim, o seu passaporte, ainda em Havana (Cuba)  
A dissidente cubana, Yoani Sánches, que ganhou fama mundial por sua participação na luta pela liberdade de expressão e direitos humanos, através do blog "Generacion Y", após incontáveis e frustradas tentativas de sair de Cuba, nos últimos cinco anos, para receber prêmios internacionais, dar palestras e encontrar seus leitores do exterior, desembarcará amanhã 17 à noite em Salvador e seguirá para Feira de Santana, onde cumprirá agenda com debates e diversas atividades sociais.

Yoani Sánchez irá a Feira de Santana atendendo a um convite feito pelo jornal Tribuna Feirense e pelo Blog do Velame que, juntamente com um grupo de empresários feirenses, concederam em novembro de 2012 à cubana passagem aérea para o Brasil.

Yoani comemorou em seu conta no Twitter o início de muitos projetos pessoais e coletivos. "Vou ao Brasil com minha humildade, meu olhar cidadão sobre a realidade do meu país, vou com minhas palavras que são minha maior proteção", escreveu.

O Brasil é o primeiro destino de um périplo que incluirá outros países da América e da Europa. A blogueira opositora de 37 anos destacou que agora é o momento de aproveitar as experiências que lhe foram "roubadas" pelo "absurdo migratório" de Cuba.

No último mês de janeiro, as autoridades cubanas outorgaram a Yoani o passaporte que solicitou após a nova reforma migratória que flexibiliza as viagens dos cubanos ao exterior, após haver-lhe negado 20 vezes nos últimos cinco anos a permissão de saída. Essa permissão era uma das principais restrições aos movimentos migratórios dos cubanos, que agora só necessitam obter um passaporte para tramitar suas viagens após a entrada em vigor da reforma.

Yoani advertiu hoje no Twitter que sua viagem pelo exterior será "também uma oportunidade de falar sobre o que ocorre a tantos outros cubanos que não podem sair" da ilha e disse que denunciará "com força os limites" que, em sua opinião, a reforma migratória ainda apresenta.

Além disso, comentou estar ansiosa pelos "conhecimentos" com os quais voltará a Cuba e apontou que entre suas "maiores ilusões" está poder usar Twitter "ao vivo" e "não por SMS e às cegas como agora".

A autora do blog "geração Y" foi agraciada com vários prêmios internacionais que não pôde receber e deve viajar também a Peru, Colômbia e México, onde foi convidada a participar da reunião bienal da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

Além disso, planeja visitar a Espanha, onde ganhou em 2008 o Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset, assim como Itália, República Tcheca, Polônia, Suíça, Alemanha e Estados Unidos.

PROGRAMAÇÃO EM FEIRA
Na segunda-feira (18/2) Yoani Sánches acompanha a exibição do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta Dado Galvão, que conta um pouco da história da cubana. A apresentação será realizada no Museu Parque do Saber, a partir das 19 horas, em presença do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Na manhã de terça-feira (19), a blogueira concederá uma entrevista coletiva às 8 horas, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e, em seguida, visitará o centro da cidade.

Um debate aberto à comunidade, cujo tema central será “Liberdade de Expressão e Direitos Humanos” encerra a agenda da cubana na “Princesa do Sertão”. O encontro será na casa de eventos Olimpo, às 18h30 de terça-feira. A entrada será gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário