terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Workshop debate ações de segurança para Copas das Confederações e do Mundo

Definir o planejamento e ações das instituições da Segurança Pública nas esferas federal, estadual e municipal para a Copa do Mundo de 2014 e para a Copa das Confederações em 2013 é o objetivo do workshop ‘Protocolo de Segurança para Grandes Eventos na Bahia’ iniciado na manhã desta segunda-feira (21), no prédio 4 da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Paralela, em Salvador. 
O evento segue até a próxima sexta-feira (25) e é realizado pelas secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), em conjunto com a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil (CESPDC).

No ato da abertura, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ressaltou a importância da parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), representada no workshop pela diretora de programas da organização, Margarita García Hernández. 

Trabalho integrado 
“Estamos aproveitando os ensinamentos da Aecid para capacitar os nossos policiais. As imagens da Bahia e do Brasil estarão expostas durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e estamos arregaçando as mangas e trabalhando para que as pessoas tenham orgulho de ter participado desses grandes eventos”, afirmou Barbosa.

O secretário Maurício Barbosa informou, ainda no discurso de abertura do evento, que o planejamento para esses dois grandes eventos teve início há dois anos e que, desde então, estão sendo investidos pelo governo estadual R$ 700 milhões em infraestrutura, equipamentos, entre outros procedimentos. 

“Todo esse empenho só trará resultados positivos se houver um trabalho integrado entre as instituições, assim como acontece em outros países que tive a oportunidade de fazer visitas técnicas” destacou, finalizando que o trabalho em grandes eventos no calendário de 2013 já começa com o Carnaval da Bahia, que atrai milhões de pessoas de todo o mundo. 

Parceria importante 
A diretora de programas da Aecid, Margarita García Hernández, disse que era uma honra participar desse processo de produção dos protocolos de segurança na Bahia. Ela ressaltou a importância da ação e disse que a parceria proporciona a oportunidade de compartilhar com a polícia baiana a experiência espanhola em grandes eventos. 

“Tem sido muito satisfatório trabalhar com a SSP, através da capacitação de diferentes unidades da polícia, principalmente nos tópicos polícia turística, luta contra o terrorismo, gestão de multidões”, disse Hernández, acrescentando que a confecção dos protocolos permitirá o teste dessas ações na Copa das Confederações.

Por sua vez, o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campelo, enfatizou que em 145 dias começará a Copa das Confederações e que o ‘dever de casa’ tem sido feito pelas instituições estaduais para que tudo funcione perfeitamente durante o evento. Após a abertura dos trabalhos foram organizadas oficinas temáticas assistidas, das quais sairão as resoluções finais dos protocolos de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário