IPTU 2024

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Governo do Estado anuncia fechamento de antigo "leprosário"

Antigo "Leprosário", em Salvador
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, anunciou nesta quarta-feira (23), em entrevista coletiva na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia, a desativação do Hospital Dom Rodrigo de Menezes, o antigo leprosário, em Cajazeiras.

“Não cabe mais na sociedade atual um leprosário. As pessoas com hanseníase devem ser tratadas como as pessoas com qualquer outra doença infecciosa”, declarou o titular.

Os dois últimos pacientes que estavam na unidade já foram para casa e a desativação completa ocorrerá no dia 4 de fevereiro. O tratamento ambulatorial será realizado no Hospital Couto Maia, para onde também serão transferidos os profissionais do Dom Rodrigo. 

Já os procedimentos cirúrgicos necessários serão realizados no Hospital Roberto Santos. O local onde funcionava o antigo leprosário abrigará o novo Instituto Couto Maia, que será construído por um consórcio formado pelas empresas MRM – responsável pela construção do Hospital do Subúrbio – e SM. 

De acordo com o secretário, o contrato será assinado em março, o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano e a conclusão para a segunda metade de 2014. A exemplo do que ocorre com o Hospital do Subúrbio, o modelo adotado será o de uma Parceria Público-Privada (PPP). Solla informou que o contrato é de 20 anos – com máximo de dois para implantação, revisão a cada cinco e avaliações trimestrais qualitativas e quantitativas. O investimento previsto é de R$ 75 milhões, com despesas anuais de R$ 17 milhões. Com a implantação do novo Couto Maia, o plano é readaptar o antigo para ser o primeiro hospital especializado no tratamento de dependentes químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário