IPTU 2024

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é homenageado pelo Google


Doodle do dia comemorou os cem anos do nascimento de um dos maiores artistas da música popular brasileira com desenho em estilo cordel...

Em seu doodle desta última quinta-feira 13, o Google resolveu homenagear um dos maiores artistas da música brasileira, o pernambucano Luiz Gonzaga. No dia 13 de dezembro de 1912, há um século, nascia o compositor na cidade de Exu. E, para comemorar a data, a página inicial do site de buscas foi colorida com um desenho de Gonzagão, em traços e cores no estilo cordel.
Conhecido como o Rei do Baião, Gonzaga alcançou a fama por tocar com maestria a sanfona, zabumba e triângulo e pela autoria de clássicos da música brasileira como, por exemplo, “Asa Branca”, “Baião” e “Juazeiro”.
Casou-se duas vezes e não deixou filhos biológicos, mas dois adotivos: Luís Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha), filho de Odaleia Guedes dos Santos, e Rosa, adotada por Gonzaga com sua segunda esposa, Helena Cavalcanti. A relação entre pai e filho sempre foi conturbada, mas, em 1979, quando os dois viajaram juntos, compondo Brasil afora, os laços se estreitaram.
Gonzagão faleceu em 1989, aos 76 anos de idade. Ao longo de 2012, ano que marca o seu centenário, o músico foi tema da escola de samba Unidos da Tijuca, a grande vencedora do carnaval, e ainda ganhou um filme, “Gonzaga, de Pai Para Filho”, que narra o relacionamento difícil entre ele e Gonzaguinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário