Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, carioca, nascido em 15 de dezembro de 1907, morreu na noite desta quarta-feira, 05 de dezembro de 2012. O arquiteto estava internado no Hospital Samaritano, que confirmou o falecimento de um dos principais ícones da Arquitetura mundial. Niemeyer teve seu estado de saúde deteriorado após uma longa internação. Ele respirava por aparelhos, devido a uma insuficiência pulmonar, que se agravou nas últimas horas, segundo informações divulgadas pelo hospital onde estava internado, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Esta foi a última de uma série de internações pelas quais passou Oscar Niemeyer este ano. Ele morre às vésperas de completar seu 105º aniversário. Em maio e em outubro ele foi levado ao hospital com problemas de desidratação.
Niemeyer foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na Arquitetura Moderna. Pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por esse motivo teve grande fama nacional e internacional desde a decada de 1940. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, embora possua um grande corpo de trabalho desde sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1934.
(Correio do Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário