IPTU 2024

sexta-feira, 29 de junho de 2012

VALENÇA - Legislativo recebe professores ESTADUAIS e FEDERAIS em GREVE


Na manhã de quarta-feira (27), professores da rede estadual, Ifba, Ifbaiano e estudantes fizeram um protesto pelas ruas da cidade, sendo recebidos pelo Presidente do Legislativo, Bertolino de Jesus, Vereadoras Diana Farias e Maria Helena Queiroz Cabral. A classe estadual vivencia uma greve que já passa dos 70 dias, o que vem prejudicando toda a programação do ano letivo. 

Durante o protesto, os professores do Estado distribuíram uma Carta à Sociedade Baiana, segunda a qual o Governo se nega a negociar com a APLB-Sindicato, assim como não aceita apresentar as contas do FUNDEB para a população. “Com essa atitude, o Governo prejudica mais de um milhão de estudantes sem aula e mais de 30 mil professores sem salário há três meses.Já são cinco professoras que morreram no processo da greve. Quantos (as) mais precisarão morrer? O Governo erra quando convoca e obriga os professores em Estágio Probatório, REDA e PST a ministrar aulas aos estudantes do 3° ano com vídeo conferência. Alertamos aos pais, mães, responsáveis e estudantes, para essa atitude absurda do Governo, o qual usa o slogan “Terra de Todos Nós”, mas trata os estudantes de forma discriminatória ao priorizar o 3° ano em detrimento de todas as outras etapas de aprendizagem. Isso compromete a qualidade e as condições de trabalho”, diz a Carta da APLB-Sindicato.

Os professores explicam ainda que o Governo Estadual não tem cumprido a Lei Federal que estabelece a valorização da carreira dos professores e não diz a verdade quando afirma que paga acima do Piso Nacional: “Aposentados receberam menos em maio do que no mês anterior, conforme os contracheques expostos no site da APLB-Sindicato. Por tudo isso, continuamos conclamando o povo a cobrar do Governo a solução para o problema da educação”. 

Os Vereadores ouviram as reivindicações dos professores e estudantes e agendaram a participação da APLB-Sindicato Valença na Sessão Ordinária do dia 03 de julho, através de uma Tribuna Livre. “O objetivo é elaborarmos um documento para ser entregue ao Governador Jaques Wagner. Não podemos permitir que essa situação continue, prejudicando alunos e profissionais da educação. Precisamos respeitar as pessoas e priorizar educação de qualidade para o nosso país”, afirmou o Presidente Bertolino. 

Fonte/fotos: Vanessa Andrade – Assessora de Imprensa da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário