IPTU 2024

terça-feira, 17 de abril de 2012

PT de MARTIN - Encontro da Juventude prioriza ações para Valença

“O Jovem deve ser autoridade no processo de construção política. Não pode deixar que os outros decidam por ele. A vida do jovem tem que melhorar a partir da perspectiva da juventude valenciana”. (Martiniano, Presidente da CUT-Bahia)
Numa promoção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da APLB-Sindicato Costa do Dendê, foi realizado no último sábado (14), em Valença, o “I Encontro da Juventude Unida - Uma Valença possível”, reunindo, no CEMEP, cerca de 300 jovens da sede e da zona rural no qual foi elaborado um documento que norteia as ações do segmento. A atividade contou com as participações do presidente da CUT-Bahia, Martiniano Costa; do secretário nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima; da secretária nacional de juventude da CUT, Rosana Souza de Deus; do coordenador de políticas de juventude da Bahia, Vladimir Pinheiro e da presidente da APLB, Salete Lucena.       

O documento elaborado e aprovado pela plenária do encontro com o título ‘A gente quer inteiro, não pela metade’ alerta que as opiniões dos jovens eram descartadas e as demandas ficavam em segundo plano. Mas agora, segundo o documento, “é a hora de mostrarmos nossa cara”. “Somos a juventude Valenciana, somos do campo e da cidade, da periferia e do centro, somos 20 mil cidadãos valencianos na faixa de 15 a 29 anos distribuídos entre estudantes, trabalhadores e desempregados”.

Os pontos aprovados do documento do I Encontro da Juventude de Valença são os seguintes: a qualificação dos equipamentos públicos, dotando-os de uma estrutura com infocentros, quadras poliesportivas, auditórios, que supram a carência dos jovens e funcione inclusive nos fins de semana como centros integradores da juventude; melhoramento nos acessos entre a zona rural e a zona urbana e melhorias no mercado de trabalho. A galera jovem também indicou a melhoria na qualidade de ensino, criação de projetos para recuperar o esporte e lazer, a luta para que Valença seja um pólo universitário com a implantação dos campi da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e da Universidade Federal do Sul Baiano e o fortalecimento do campus XV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Outra unanimidade foi a criação e a garantia da manutenção da casa do estudante nos diversos centros universitários da Bahia, atendendo as necessidades dos jovens. A requalificação dos pontos de lazer e turismo como a praia do Guaibim e a orla fluvial, a criação da Praça do Hip Hop, dotar os espaços de infraestrutura organizando e democratizando os espaços físicos, com respeito e cuidado ao meio ambiente.

Outro ponto abordado e aprovado no encontro foi o de políticas públicas de saúde voltadas para os jovens com atendimento diferenciado para o jovem na saúde mental, compreendendo que a juventude possui um perfil específico e que precisa ser considerado na hora do atendimento. Que o poder público reconheça que a dependência química na juventude não é só uma questão de polícia, mas um problema de saúde pública e que é preciso um tratamento mais humanizado e preventivo.“Pensar na saúde sexual dos jovens com seriedade, permitindo que eles vivenciem a sexualidade de forma saudável e responsável”.

Políticas de incentivo ao desenvolvimento dos talentos locais tanto no campo esportivo, como no das ciências e das artes também foram discutidas.

Shows musicais e apresentações de grupos de Hip Hop marcaram o final do encontro.
(PT em Movimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário