IPTU 2024

terça-feira, 17 de abril de 2012

CAIRU - Prefeitura realiza 1º Encontro do Turismo de São Sebastião

Desta vez foi a comunidade de São Sebastião (Cova da Onça) que teve a oportunidade de participar do 1º Encontro do Turismo, promovido pela Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal do Turismo. O evento aconteceu no último dia 12, na Escola Municipal Juracy Magalhães.

Segundo o Prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, a comunidade de São Sebastião tem muitos atrativos em potencial, que precisam ser mais bem trabalhados junto à comunidade local para aprimorar o atendimento ao turista. “Queremos integrar o turismo na ilha de Boipeba envolvendo as comunidades de Boipeba, Moreré e São Sebastião", destacou Hildécio Meireles.      

A comunidade participou ativamente do encontro, realizando um rápido diagnóstico e levantando alguns dos atrativos turísticos reais e potenciais da localidade, entre eles: Banco de Areia da Coroa Seca, Igreja de São Sebastião, as Pedreiras, Piscinas Naturais de Sorocuçu, Praia da Ponta dos Castelhanos, Naufrágio do Navio, Barracão do Giz (mirante), História Local, Grupo Teatral "As Comédias", Bumba-Meu-Boi, Samba de Roda, Terno de Reis, Mãe Candinha, Terno das Rosas, Baile Pastorinho, Capoeira, Nega Maluca, Trilha do Buraco da Onça, Trilhas Cova da Onça-Boipeba, Cova da Onça–Moreré e Cova da Onça-Monte Alegre, Artesanato com Sementes Nativas, "Espinha de Peixe", Piaçava, Conchas, Búzios e a Culinária Local, com destaque para o camarão, polvo e os doces diversos.

Ao final do encontro foi criado o Grupo Gestor do Turismo de São Sebastião, que será responsável por elaborar um plano de trabalho e apoiar a execução das ações previstas para o desenvolvimento da atividade turística. 

"A comunidade solicitou cursos de qualificação para Condutores Turísticos, Cozinheiro, Garçom, Atendimento ao Cliente, Higiene e Manipulação de Alimentos. Essas serão as primeiras ações para melhoria da qualidade no atendimento às pessoas que visitam São Sebastião e para a integração da Ilha de Boipeba", disse Júlio Oliveira, Secretário Municipal de Turismo.

Para o Secretário Municipal da Cultura, Isaías Ribeiro, o encontro foi uma oportunidade para a comunidade conhecer ainda mais seus atrativos turísticos, a cultura local, seus pontos fortes e pontos fracos. “Agora é priorizar as ações para o desenvolvimento de um turismo de base comunitária, valorizando a cultura local e não somente o sol e a praia", ressaltou Isaías.

No próximo dia 28 de abril, Garapuá será a próxima comunidade a sediar o 1º Encontro de Turismo de Base Comunitária
(Jamille Soares - Assessora de Imprensa da Prefeitura de Cairu)

Um comentário:

  1. Acho bem interessante esses encontros, mas a prefeitura através da secrretaria de infra estrutura deveria se preocupar tambem com a infra do lugar, existe uma queixa muito grande por parte do proprietário de restaurante o sr Orlando, quanto uma drenagem em frente ao seu estabelecimento, que vem afastando os turistas do seu restaurante, isso sem contar com a falta de esgotamento sanitário tratado em várias localidades, vamos cuidar tambem das obras que não aparecem, mas que são de muita importancia para o turismo e principalmente para a saúde da população.

    ResponderExcluir