IPTU 2024

sábado, 31 de março de 2012

VALENÇA - Seminário discute ações para implantação da sede da Marinha

O Seminário de Desenvolvimento da Mentalidade Marítima Sustentável na Região do Baixo Sul, de iniciativa da Marinha com apoio da Prefeitura de Valença, Amubs, Fundação Odebrecht e Petrobras, foi realizado na manhã deste sábado (31) no Hotel Portal Rio Una e contou com participação de expressivas figuras do alto Comando da Marinha e de personalidades da política e do Judiciário baiano. O prefeito de Valença Ramiro José Campelo de Queiroz, anfitrião do evento, ratificou a grande parceria entre a Prefeitura, a Marinha e a Fundação Odebrecht para viabilizar a implantação de uma sede da Capitania dos Portos em Valença, beneficiando 14 municípios da região, com previsão de sua conclusão em 2014. Para tanto, o município doou uma área no bairro do Tento para a construção da sede. O Prefeito fez ver a importância da vinda da Marinha para Valença, que terá o papel de dar suporte de emissão de documentos, fiscalização e orientação ao transporte marítimo da região. “Novos projetos estão aportando no baixo sul e vamos precisar da presença da Marinha aqui”, disse Ramiro. Entre os projetos, o prefeito citou empreendimentos na Ponta do Curral, em Valença, e Ponta dos Castelhanos, em Cairu. Também, Ramiro disse que um grupo holandês esteve recentemente sobrevoando a região para uma possível investida no setor turístico. Outra ação do município tem sido a construção de diálogo junto ao Governo do Estado para viabilizar um projeto de sustentabilidade do rio Una. Quanto ao projeto de requalificação urbana da Orla do Guaibim, Ramiro disse que falta o aval do Ministério Público Estadual para dar seguimento ao projeto.      

O comandante do 2º Distrito Naval, almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral destacou que a Marinha já vem atuando no baixo sul com mais intensidade durante todo o verão a partir de 2009. “Agora estamos aceitando o desafio de ter uma sede aqui na região”, destacou.

Para o desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra o projeto vai trazer benefícios para a região, principalmente para os jovens. Enquanto que o presidente da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros comemorou as parcerias e o papel da Fundação no baixo sul. “A Fundação Odebrecht tem um projeto de desenvolvimento para a região de construção de oportunidades para os jovens. O nosso objetivo é de fazer com que as oportunidades surjam aqui e esses jovens não precisem sair para outros centros. Esse é um projeto de todos”, disse.

A prefeita de Camamu e presidente da Amubs, Ioná Queiroz, sugeriu outros seminários para tratar da questão marítima com mais amplitude.

O representante do governo, o secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, destacou a dificuldade de mão de obra no setor e disse que a sua pasta precisa ser mais acionada pelos prefeitos da região. “precisamos aproveitar o potencial natural dessa região e reativar a atividade da construção naval. Podem bater na nossa porta”.

Além dos citados, estavam presentes o comandante da Capitania dos Portos da Bahia, André Novis Montenegro; Welington Moreira, representando o secretário de Turismo Domingos Leonelli; o prefeito de Maraú, Antônio Silva Santos (Pito), a prefeita de Nilo Peçanha, Maria das Graças Oliveira, a secretária de Promoção Social de Valença, Jucélia Nascimento; o secretário de Pesca de Valença, Edvaldo Borges (Bang); o secretário de Turismo de Cairu, Júlio Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores de Valença Bertolino de Jesus, as vereadoras Maria Helena e Diana Farias; o deputado estadual Rosenberg Pinto, presidentes de associações, entre outros.
(Magno Jouber – diretor de Comunicação PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário