Aliados nacionalmente, os partidos que dão sustentação à presidente Dilma Rousseff devem patrocinar disputas entre si em praticamente todas as capitais e municípios nas eleições municipais de outubro.
Tendo como base os sete principais partidos da aliança dilmista (PT, PMDB, PDT, PSB, PC do B, PP e PTB), em pelo menos 17 capitais e em centenas de municípios o confronto entre mais de três dessas siglas é bem provável. Apenas no Rio de Janeiro o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB) é esperado.
Mesmo em Belo Horizonte, com um arco de aliança amplo para a reeleição de Márcio Lacerda (PSB), deve haver enfrentamento com o PMDB. Nas sete demais capitais, há pelo menos dois pré-candidatos da base.
EM VALENÇA...
Em Valença, o PMDB é acompanhado atualmente do PR, PV, PSL, PTdoB, PSC, PTC, podendo ampilar o arco de aliança com o PPS, DEM, PTB, PRTB e também com o PCdoB, além de outros, confrontando diretamente, no ringue eleitoral, com alianças captaneadas uma pelo PT e outra pelo PP.
Diante do quadro que se apresenta, é praticamente impossível que os diretórios nacionais e estaduais contenham essa disputa aberta de espaço pelo poder. Os partidos da base reclamam que o PT quer asfixiar os demais, em função de sua estratégia hegemônica para 2014, 2016, 2018, 2020 e daí em diante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário