IPTU 2024

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Prefeitura de Cairu distribui 115 lotes residenciais

Famílias foram beneficiadas nas comunidades de Garapuá e Torrinhas


Garapuá, uma das localidades mais belas e paradisíacas do município de Cairu, há muito enfrenta um grave problema social, que é o déficit habitacional. Cercada por grandes latifúndios, a área de expansão urbana é inexistente. É comum os casos em que os pais possuem em seus lares, um, dois ou até mesmo três filhos casados e com filhos morando na mesma residência, a chamada coabitação.  

Por este motivo a administração do Prefeito Hildécio Meireles desapropriou uma área de 11.407m² na localidade para criar um loteamento popular, contemplando 56 famílias em estado de vulnerabilidade social. Uma cerimônia realizada no último dia 23\12 marcou a distribuição. Entre os principais critérios usados para a identificação dessas famílias está a baixa renda e a coabitação. Os títulos de transferência de posse também foram preferencialmente passados às mulheres das famílias, procurando desse modo resguardar o patrimônio para os filhos, em caso de dissolução da relação conjugal dos pais.

A comunidade de Torrinhas que sofria com problema semelhante a Garapuá, uma vez que é cercada por grandes fazendas produtoras de dendê e piaçava, foi do mesmo modo contemplado com a distribuição de 59 lotes de terra ,ocorrida no último dia 29. Uma área de 10.000m² foi desapropriada na rua principal do povoado, pela administração municipal, para beneficiar as famílias mais carentes.

De acordo com o prefeito Hildécio Meireles essas ações são os frutos de um compromisso assumido com as comunidades. “Desde meu mandato anterior me preocupava muito com a situação das famílias em coabitação no município. Havia casos gritantes tanto em Garapuá como em Torrinhas, de casas de três cômodos com doze, até quinze pessoas. A burocracia fez com que os processos de desapropriação demorassem, mas é muito gratificante ver a satisfação dessas pessoas ao ganharem o título de posse de seu terreno”, disse o prefeito.

Para o secretário da Ação Social, Fernando Brito, esta arrojada ação de combate ao débito histórico que o município possui com a questão da habitação, ficará marcada. “A entrega desses lotes é um momento marcante na luta pela diminuição do déficit habitacional em Cairu. Nunca na história de Cairu se distribuiu tantos lotes de vez. O que é mais importante ainda é que essa terra foi entregue para quem realmente precisa, através de critérios transparentes e discutidos com as comunidades”, disse o Secretário.
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Cairu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário