Lideranças das matrizes africanas e representantes do Governo Federal estão discutindo temas como inclusão produtiva, economia solidária, segurança alimentar e nutricional
Ministra Luíza Bairros no Seminário Territórios das Matrizes Africanas |
Após a abertura, autoridades governamentais e lideranças da sociedade civil participaram do painel "Povos tradicionais de matriz africana - território e identidade". Em seguida, aconteceu uma mesa redonda sobre o tema: "Iniciativas de políticas públicas no âmbito do governo federal para os povos tradicionais de terreiro". Para esse debate, foram convidados gestores da Seppir e dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Cultura, da Fundação Cultural Palmares e da Secretaria de Direitos Humanos.
Houve ainda, grupos de trabalho sobre meio ambiente, inclusão produtiva, economia solidária, segurança alimentar e nutricional; educação, cultura, identidade e território; comunicação e inclusão digital; saúde e seguridade social infraestrutura e habitação; gênero e juventude; inventário e mapeamento; e marco legal.
Segundo a diretora de Programa da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais (Secomt), da Seppir, Silvany Euclênio, ao promover o seminário a Seppir cumpre sua finalidade de articulação e monitoramento das ações de governo com foco nos povos tradicionais de matriz africana. "A expectativa é que desse diálogo saiam subsídios e diretrizes para a elaboração de políticas públicas para os terreiros", declarou a gestora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário