IPTU 2024

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projovem urbano promove workshop de saúde no Conselheiro Zacarias

Os concluintes do curso de Saúde do ProJovem Urbano de Valença realizaram o Workshop de Formação Profissional no Arco Saúde, no último dia 21 de Outubro no Colégio Conselheiro Zacarias. 

O curso é coordenado pela SUPROF / SEC, em parceria com a DIREC-05. Os estudantes concluíram o Ensino Fundamental com Qualificação Profissional no Colégio Lomanto Júnior e estão preparados para ingressar no mercado de trabalho, nas ocupações: Auxiliar de Administração em Hospitais e Clínicas, Recepcionista de Consultório Médico e Dentário, Atendente de Laboratório de Análises Clínicas e Atendente de Farmácia.

“No curso, eles aprenderam não só os conteúdos curriculares. Comprovaram que são capazes de mudar suas vidas com esforço e dedicação. São homens e mulheres que deixaram os sonhos para depois porque tinham que sobreviver. Aqui puderam acreditar no potencial que tem e na capacidade de realizar o que desejam. Saem do ProJovem mais que formados, saem de cabeça erguida e com o coração cheio de esperança”. (Flordolina Angélica, Diretora da DIREC 05).

A estudante Ariselma Santos Santana emocionou o público presente quando destacou a idéia de progredir pelo estudo e pelo trabalho parecia distante quando o ProJovem apareceu e possibilitou que ela estudasse e ainda tivesse uma pequena renda para ajudar no sustento da casa. Moradora do bairro do Jambeiro, ela tem cinco filhas, é casada e as dificuldades são muitas. Mesmo assim, acreditou no Programa e venceu as barreiras. Matriculou-se e chegou ao final do curso com a certeza de que pode mais ainda. “Receber 100 reais por mês e ainda poder estudar foi a oportunidade que eu precisava para voltar a acreditar em mim. O Projovem foi uma chance que eu tive e pude superar as dificuldades. Agora eu quero mais! Vou vencer porque acredito que eu posso. Obrigada a cada pessoa que ajudou a trazer o Projovem pra Valença. Vocês não imaginam a diferença que isso fez na minha vida”, disse a jovem, emocionada.

OPORTUNIDADE

A capacidade pouco vale sem a oportunidade e o contrário também é verdade. Os estudantes agarraram a oportunidade e não desistiram, mesmo com toda a dificuldade.

Valença não deixa de ser o pólo de saúde da região, com muitos postos de trabalho em clínicas, consultórios médicos e odontológicos. Por isso, o Projovem Urbano premia a cidade com profissionais qualificados e motivados a vencer na vida, com imensa vontade de provar que são competentes e de seguirem adiante com os estudos.

Vale destacar a equipe de profissionais envolvidos no Programa, que tem o diferencial de tratar os componentes curriculares em constante interdisciplinaridade, promovendo tanto a qualificação profissional, quanto a participação cidadã. Destaque também para os alunos com deficiência auditiva. O Programa é o único na cidade que possui intérpretes de Libras para acompanhar os estudantes em sala de aula e em atividades extra-classe todo o tempo.

“Nosso parabéns a todos os estudantes do ProJovem Urbano, professores, funcionários de apoio, Coordenação do Pólo Valença, Coordenação Estadual e à Superintendência de Educação Profissional, da Secretaria da Educação do Estado, que vem inovando e ousando, trazendo conhecimento e oportunidades a todos e todas”. (Cássia Beatriz, diretora executiva de Educação Profissional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário