IPTU 2024

domingo, 23 de outubro de 2011

TRADICIONAL FESTA DA LAVAGEM DO AMPARO


A festa profana-religiosa da Lavagem do Amparo vem ganhando, a cada ano, o peso exponencial das tradicionais lavagens de igrejas do santo Estado da Bahia. Em Valença, no Dia Municipal do Sincretismo Religioso, a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira da Cidade, aconteceu neste domingo (23).

A Prefeitura de Valença, através das Secretarias da Cultura e do Turismo, programou um café da manhã no Palácio dos Mármores e em seguida todos saíram em cortejo, com a participação de entidades afro-religiosas e grupos culturais. Dentro da programação religiosa houve uma missa pela manhã na Igreja da Matriz, em homenagem aos operários.

O mais interessante de tuuuuudo é o movimento cultural que vem crescendo nos últimos 14 anos, com a participação de blocos-de-camisa, com seus sambas-de-quintal, pagodes, sambas-de-roda, zambiapungas, alas de baianas, sons ijexás, batucadas, canções, paqueras e muito axé, transformando a já famosa Lavagem do Amparo no carnaval fora de época mais gostoso da região. Com direito também à belas levadas patrocinadas por grupos políticos, correligionários e simpatizantes...

Um comentário:

  1. martiniano costa me diz com quem andas que te direi quem é.

    ResponderExcluir