IPTU 2024

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estudante de Cairu fica em primeiro lugar no projeto Artes Visuais Estudantis 2011

A educação do município de Cairu insiste em ocupar os primeiros lugares na região. Desta vez o estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cândido Meireles, Jucimar Silva, ganhou, com o quadro “A Morte do Sol e do Ar”, o primeiro lugar da quarta edição regional do AVE – Artes Visuais Estudantis –, projeto pioneiro, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, desde 2008, numa experiência superinteressante, de caráter educativo, artístico e cultural, como parte integrante das políticas culturais para a juventude estudantil e promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar.

A classificação final foi anunciada pela Direc 5, dirigida pela ilibada professora Flor Andrade, na abertura da IV Mostra de Artes Visuais Estudantis, realizada hoje (25), às 10 horas, na Câmara de Vereadores de Valença. O segundo classificado foi o trabalho de Liz Rosas, do Colégio Estadual Líbia Tinôco, de Teolândia, com a pintura em tela “Espectros”. O estudante Victor Santos, do Colégio Estadual de Valença (Coesva), conquistou o terceiro lugar com a tela “Materialização”. Assim como aconteceu com o ganhador do Face (Festival Anual da Canção Estudantil) e do Tal (Tempos de Arte Literária), o vencedor do AVE, Jucimar Silva, que concorreu com representantes de outras 13 cidades do âmbito da Direc 5, levará para casa como prêmio um notebook. O AVE, antes de premiar o “ser estudante”, revela as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural do Estado, parindo imaginações em fase de construções de horizontes.

“A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com as Direcs e as escolas estaduais, anualmente desenvolvem três projetos artísticos: o FACE, o TAL e o AVE. Afinados com a proposta de desenvolver potencialidades fundamentando o trabalho educativo no universo artístico, posto que a necessidade da arte é uma característica humana, os competentes profissionais do Cândido Meireles, com o apoio expressivo do diretor Emanuel Ribeiro, sensibilizaram a comunidade estudantil para aderir aos projetos. Foram semanas bem produtivas, de descobertas, bem instigantes e hoje, além daquilo que adquirimos em experiência de vida, no dia a dia, estamos aptos, com se vê, a colher excelentes resultados. Nossa comunidade, mais uma vez, está radiante!”, afirmou a professora de Língua Portuguesa, Janine Silva.

A IV Mostra de Artes Visuais Estudantis, com os trabalhos dos estudantes de 14 municípios da região da Costa do Dendê, continuará aberta ao público até o dia 31 deste mês, na Câmara de Vereadores de Valença, sempre das 08h às 13h30. Vá lá conferir.

2 comentários: