IPTU 2024

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

O ar atualizado de Cairu...

Respire fundo o ar atualizado desta cidade. A sede do Município de Cairu (Bahia), que inspira todos, hoje é resultado de quem sabe gerir pessoas e ações, quando exerce o poder. Nada aqui é por acaso.

Um exemplo: de uma simples mudança de horário de expediente, colocou-se o sistema de transporte marítimo funcionando das seis às dezoito horas; os restaurantes a todo vapor, o comércio em atividade plena, as ruas cheias de gente, de carros e a consequente quantidade de empregos diretos e indiretos batendo recordes.

As obras da prefeitura que acontecem em Cairu também estão acontecendo, em várias escalas, em todas as ilhas do Município-Arquipélago. Mas o grau de satisfação do cairuense morador da sede é o maior de todos. O cuidado com as coisas do Turismo, com a Saúde, com os Cidadãos, os jardins, a iluminação, a limpeza pública, o Social, Entretenimento, Educação, Segurança... formam um arco muito bem feito no leque dos serviços de excelência prestados à comunidade.

O perfil instalado na prefeitura de Cairu impulsiona, de forma natural, o empreendedorismo em cada casa do Município. Em cada núcleo familiar, que agora respira um novo ar, cheio de novas oportunidades.

2 comentários:

  1. Antônio Isaías Ribeiro6 de janeiro de 2022 às 17:52

    Não se espante o redator se o comentário lhe parecer longo. Dirigir a vida política de uma sociedade é tarefa para poucos. Exatamente porque também são poucos os que reúnem sabedoria, conhecimento, inclinação, natureza, jeito e capacitações para o exercício das funções de dirigir. Aos assim dotados, a sabedoria grega chamou de guardiões. Ao que acrescento a vontade política de realização e os recursos mínimos necessários; naturais, financeiros e humanos.
    O prefeito é político por vocação, traz experiência diversa, aprimorou capacitação técnica e lançou-se ao conhecimento das ideias no campo da ciência política e da construção do poder. Aprofundou-se no entendimento dos problemas que mantém a Bahia em situação de pobreza; aplicou-se muito nas questões que afetam o pequeno empresário – a sua organização, a escassez de capital e de crédito, as questões dos mercados e dos assuntos fiscais e tributários. Em seus mandatos passados, tratou de medidas para elevar a qualidade da matriz empresarial, a formalização dos negócios e despertar o empreendedorismo. Apurou a visão de futuro frente às realidades do município, realidades que ainda exibem fragilidades históricas em todos os níveis (como a qualidade da Educação retratada em índices desonrosos de aprendizagem!).
    O prefeito buscou o planejamento! Decorre de sua busca e compreensão, a iniciativa de propor à Câmara Municipal uma lei pela qual o município adotaria o Plano de Desenvolvimento Estratégico CAIRU 2030 – um diagnóstico socioeconômico e ambiental patrocinado pelo BID, focado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU e, por isso, adotado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
    É do próprio prefeito Hildécio a conclusão abaixo, com que se apresentou ao SEBRAE em 2011, candidatando-se ao Prêmio Prefeito Empreendedor daquele ano:
    “Com base nas conclusões do CAIRU 2030 tenho orientado a gestão para um processo dinâmico de conservação da natureza e de transformação da sociedade, da economia e da cultura. Tudo no objetivo superior da promoção humana da população cairuense”.




    ResponderExcluir