Buscando evitar aglomerações nas unidades de saúde do município-arquipelágo, a Secretaria da Saúde de Cairu manteve a estratégia de vacinação em domicílio na segunda etapa da campanha contra influenza nas localidades do Galeão, São Sebastião e Garapuá. Já nas demais localidades, a vacinação está sendo agendada por meio dos agentes comunitários de saúde, que fazem contato diretamente com a população e marcam o horário da aplicação nas unidades.
Esta segunda fase tem como público-alvo profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas e outras condições especiais; trabalhadores portuários; gestantes e puérperas; crianças de 06 meses a menores de 06 anos, além da destinação de 30% das doses para adultos com idade entre 55 e 59 anos.
A primeira etapa da campanha no município de Cairu superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, tendo alcançado 130% de cobertura para pessoas com mais de 60 anos. A vacina contra influenza não é eficaz contra o novo coronavírus, mas ajuda os profissionais da saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao Covid-19. A consequente diminuição dos casos de influenza H1N1, H3N2 e Influenza B facilita o diagnóstico de possíveis casos de coronavírus a partir de sintomas gripais fortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário