IPTU 2024

domingo, 8 de setembro de 2019

Secretaria da Saúde de Cairu e Núcleo Regional de Saúde de Gandu promovem palestras sobre esquistossomose...

Dando prosseguimento ao ciclo de atividades sobre controle da esquistossomose, a Secretaria da Saúde de Cairu, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, promoveu nos primeiros dias de setembro, nas localidades de Boipeba, Moreré e Garapuá, palestras voltadas para população com o tema "Esquistossomose: o que devemos saber?". A ação vem complementar o Seminário do Programa de Controle da Esquistossomose, realizado em julho, que contou com a participação de enfermeiros, agentes comunitários de endemias e de saúde de todos os distritos do município - arquipélago.

A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo. Um mapeamento foi realizado por uma força tarefa da Sesab para identificar os principais pontos do município onde podem ser encontrados o caramujo. Atualmente, a doença é considerada um grave problema de saúde pública na Bahia. Entre os principais sintomas estão náuseas, dor de cabeça e vômito, podendo levar ao aumento do baço e do fígado, conhecido como "barriga d'água".

A secretária da Saúde, Italuana Guimarães, destaca a importância das capacitações, tanto para os profissionais da Saúde, como para comunidade. " É fundamental que a população conheça as medidas preventivas, assim como os técnicos saibam identificar os primeiros sintomas da doença, possibilitando assim um tratamento mais adequado e eficaz", frisou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário