IPTU 2024

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Prefeitura de Cairu participa de reunião com Secretaria Estadual de Turismo e SPU sobre melhorias na gestão das praias

Em reunião na tarde da terça-feira (17) com o Superintendente de Serviços Turísticos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur-BA), Márcio Franco, representantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e gestores de alguns dos municípios que compõem a zona costeira da Bahia, debateram melhorias na gestão de praias da região. A Prefeitura de Cairu esteve representada na ocasião pela secretária do Turismo, Diana Farias. Estiveram presentes também representantes dos municípios de Valença, Camamu, Ituberá, Ilhéus e Itaparica.

O objetivo do encontro foi fortalecer o diálogo entre os municípios e órgãos competentes no que se refere aos cuidados e fiscalização das áreas de praia. Um dos principais pontos abordados foi a situação das barracas não regularizadas. De acordo com Abelardo Filho, coordenador da SPU, a situação das barracas deve ser analisada com o intuito de melhorar a infraestrutura para os moradores e turistas, sem deixar de pensar nos barraqueiros que as têm como fonte de emprego e renda.

Outro debate foi relacionado à transferência de gestão de praias. O termo se refere a uma gestão compartilhada das praias entre município, estado e união. Com esse acordo, os municípios de praias teriam o apoio de parcerias para a realização de ações que não seria possível empreenderem sozinhos. O gerenciamento costeiro compartilhado é uma forma de conceder ao município autonomia para fiscalizar a zona marítima de seu território. A gestão integrada pretende tornar mais eficiente os investimentos e o potencial desenvolvimento turístico dessas regiões. A Prefeitura de Cairu já solicitou à SPU a gestão das praias do arquipélago, o pedido encontra-se em fase de análise junto a União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário