IPTU 2024

terça-feira, 30 de julho de 2019

Encontro Formativo Sobre Jovens Empreendedores Primeiros Passos...

Professor José Luís Monteiro, Mestre em Educação
Ainda com muito sono, o despertador na sua infinita bondade resolveu despertar-me! Eram exatamente às sete da manhã de segunda-feira! Dia muito chuvoso, nebuloso, mas nada impedia de participar do primeiro encontro formativo sobre Jovens Empreendedores Primeiros Passos promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cairu aos professores da Escola Municipal Abdon Abdala Ché.

Levantei-me da cama, tomei um banho, café e escovei os meus belos dentes. Peguei a minha mala de executivo, coloquei o melhor paletó, afinal precisava estar no padrão SEBRAE. Liguei o motor da minha Ferrary, fui à Rua das Margaridas fazer uma caridade: Dá uma carona a Macabeia, professora também da escola. Partimos a 150 km por hora para não chegarmos atrasados.

Ao chegar ao local do evento, já muito ansioso para começar, eu que não sou bobo, resolvi sentar no belo sofá da Rainha da Inglaterra para esperar o início do encontro. Colocando os papos em dias com os meus colegas professores, ouço uma voz bem delicada da senhora Doroteia:

- Ei, vamos! Já vai começar!

Prontamente, fui até o salão desfilando a moda Roberto Justos, para enfim participar do momento formativo.

Todos de posse dos seus assentos como estivéssemos em um cinema, assistimos a apresentação da equipe técnica-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, mediada pela Coordenadora Pedagógica, Cris Maciel. Logo após, a mesma fez a apresentação dos responsáveis pela mediação da oficina: Maria Helena e Rose. Ademais, a pedido de uma das mediadoras foi feita uma oração para iniciar o momento do dia. Nada melhor que começar o nosso dia na paz do senhor!

No primeiro momento dos nossos trabalhos nos direcionaram para a produção de um crachá. Este crachá deveria ser feito da forma criativa possível. Eu escolhi, é claro, desenhar no formato de cédulas, já que o empreendedorismo estava incorporado em mim. Outros no formato cupcak, coqueiro, girassol e entre outros que não lembro muito bem. Ah... O girassol quem fez foi Nego Ney. É aquele menino que tem bigodinho fininho, cabelinho na régua. Em seguida, foram feitas falas iniciais/introdutórias sobre o JEPP. Já que sou uma pessoa muita curiosa e questionadora, tive a oportunidade de perguntar sobre a não participação dos outros colegas professores e como seria o processo de investimento para realizar as ações na instituição escolar. Não muito convencido... A mediadora explicou que foi uma decisão da própria secretaria envolver apenas professores que ministram disciplinas: Religião, Cultura e Turismo, já que muitos dos nossos alunos não dão a devida importância e/ou não se tem uma ementa própria.

Depois de tudo explicadinho, tivemos a incumbência de fazer um vídeo de até um minuto falando o nosso nome, função, disciplinas que ministra. O interessante nesta apresentação, foi a apresentação do professor Eustéquio, apelidado por todos: “garoto propaganda do SEBRAE”, deu um show! Atrelado à apresentação dos crachás, cada professor participante teria que fazer um pequeno cartaz traçando suas expectativas sobre o curso.

Pronto!!! O meu relógio Rolex já anunciava o horário do almoço. Já estava branco de fome, mas valeu apena esperar. O almoço foi maravilho!!!

Ao retornar do almoço, começamos a nossa bela tarde na terra do silêncio, ao som da música metamorfose do ex-cantor e compositor Raul Seixas. Após ouvir cada verso desta linda canção, tivemos a oportunidade de conhecer por meio de uma apresentação explicativa o livro-guia do educador para entendermos a proposta didática do projeto. Depois desta apresentação, todos ficaram de pé para falar em uma palavra como foi o momento.
_______________________________________________
José Luís Monteiro
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia e Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Especialização em Metodologia da Educação a Distância, Especialização em Docência do Ensino Superior, Especialização em Pedagogia Social e Especialização Língua Inglesa: Fluência e Gramática. Mestrado em Educação pela Universidade Del Mar- Chile e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Coordenador Geral do Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Nilo Peçanha-BA. Coordenador Pedagógico do Instituto de Formação Educacional da Bahia- IFEB e Professor da Rede Municipal de Ensino de Cairu-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário