IPTU 2024

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Moradores de Enseada do Paraguaçu participam do CREAS Itinerante

A comunidade de Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, recebeu na quarta-feira (29) representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência da Assistência Social de Maragojipe (CRAS) para a primeira edição de 2015 do CREAS Itinerante. O evento, realizado no Centro de Referência da Enseada Indústria Naval, teve como objetivo esclarecer e prestar atendimento à população sobre violação de direitos.

As principais demandas das comunidades que chegam para o CREAS são relativas à violência física e psicológica, abuso sexual e negligência. Entre novembro de 2010 e maio de 2014 foram recebidos pelo órgão 937 casos de Maragojipe. Para a coordenadora do CREAS, Maria da Glória Anjos, o evento oferece para quem mora distante do Centro da cidade a oportunidade de esclarecer e denunciar a violação de direitos. “Temos em nossa equipe assistentes sociais e psicólogas para atender à população. O processo de informar a essas pessoas os direitos delas e como denunciar abusos já ajuda a evitar alguns casos”, disse a coordenadora.

Antônia Cristina, líder comunitária de Enseada, vê nos encontros com o CREAS e o CRAS a possibilidade de expor os anseios da comunidade. “O momento valeu a pena. É onde podemos falar o que está doendo. Estamos passando por um período crítico e é preciso colocar os problemas no papel e receber um retorno para eles”, disse Cristina, demonstrando a preocupação da comunidade em receber uma devolutiva da Prefeitura em relação aos pontos apresentados.

Procurada pela reportagem do blog Navegando Juntos, a secretária de Desenvolvimento Social de Maragojipe, Rozameire Santana, disse que os retornos serão dados. “Nossa equipe já se reuniu para discutir o que foi apresentado. Pretendo ir em breve à comunidade para levantar novas questões, se existirem, e dar retorno para alguns casos”, prometeu a secretária.

Responsabilidade Social
A Enseada, empresa que tem a Odebrecht como acionista majoritária e a Kawasaki como sócia e parceira tecnológica, recebeu em seu Centro de Referência, apenas no primeiro semestre de 2015, 404 pessoas em ações de saúde, oficinas, reuniões, entre outros. De 2013 a junho deste ano, mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas com ações do Plano Diretivo da Pesca, Programa de Saúde e Segurança e Programa de Relacionamento com a Comunidade. 

“Receber a comunidade no nosso Centro é gratificante. Sempre que possível realizamos ações nesse espaço e temos tido uma boa participação. Trouxemos para cá o CREAS Itinerante para atender à população e vamos continuar mantendo uma boa parceria com a Prefeitura de Maragojipe para beneficiar os moradores do município”, afirmou Mary Angela Batista, da área de Responsabilidade Social da Enseada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário