IPTU 2024

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ciapra realiza reunião para estabelecer prioridades para o Baixo Sul‏...

Prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal Ciapra Baixo Sul se reuniram na manhã desta terça-feira (07), no Hotel Portal Rio Una para estabelecer uma pauta de prioridades para a região. De acordo com Isravan Barcelos, prefeito de Ibirapitanga e presidente do Ciapra, o objetivo é apresentar ao Governo do Estado e deputados com bases eleitorais nos 15 municípios que compõem o Consórcio, algumas demandas consideradas essenciais para o desenvolvimento do Baixo Sul. Para a prefeita de Valença Jucélia Nascimento, a união e o fortalecimento do Ciapra com a inclusão de novos municípios credenciam os prefeitos a reivindicarem melhorias para a região. Entre as sugestões de Leandro Ramos, prefeito de Igrapiúna, estão a situação dos lixões, ponto crítico em todos os municípios da região, e mesmo, com a prorrogação do prazo pelo Governo Federal para 2020, as ações para sua erradicação devem ser priorizadas. Além da problemática do lixo, Ramos, sugeriu que a pauta de reivindicações constasse ainda a requalificação da BA 001 entre Nazaré e Camamu. Segundo ele, a estrada deverá seguir um novo conceito, com ênfase no meio ambiente e a construção de uma estrada agroecológico. Outros pontos levantados como prioridades por Leandro foram: tratamento dos resíduos sólidos, plano de saneamento básico, criação de um fundo da saúde para custear exames e procedimentos de alta e média complexidade e a implantação da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). O representante da prefeita de Camamu, Emiliana Assunção, Zequinha da Mata, acrescentou ainda a questão da Santa Casa de Misericórdia de Valença.

Outro ponto discutido na reunião foi a mudança da sede do Ciapra para Valença, segundo os presentes, a atual sede, localizada na Serra da Papuã em Ibirapitanga, está afastada dos centros urbanos e possui pouca visibilidade.

MÁQUINAS
Com a extinção do Departamento de Infraestrutura do Estado da Bahia (DERBA), o Ciapra reivindicou junto ao Governo do Estado, um convênio para utilização do maquinário e mão de obra especializada na recuperação de estradas. De acordo com Irasvan Barcelos, a unidade residência de Itabuna possui equipamentos que podem servir aos 15 municípios que compõem o Consórcio.

Participaram da reunião, os prefeitos Jucélia Nascimento (Valença), Irasvan Barcelos (Ibirapitanga e presidente do Ciapra), Fernando Brito (Cairu), Ivo Peixoto (Gandu), Leandro Ramos (Igrapiuna), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Valdemir Jesus Mota (Presidente Tancredo Neves), Antônio Brito (Taperoá), e Lázaro Oliveira (Teolândia).
(Por Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário