IPTU 2024

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Núcleo de reabilitação de crianças com distúrbios neurológicos de Valença é referência na região...

Tais Queiroz, Deise Anunciação e Alberto Maranduba
O Centro de Referência da Criança com Deficiência de Valença está localizado no bairro da Triana, em um prédio que foi totalmente reformado pelo Governo de Valença. No local são atendidas 30 crianças e adolescente que apresentam diversos problemas de origem neurológica e motora que afetam o sistema nervoso central e periférico, como paralisia cerebral, hiari, síndrome de Williams, distúrbios da fala, entre outros. O Núcleo, único no Baixo Sul, é mantido com recursos próprios do governo de Valença e composto por uma equipe que tem a coordenação da fisioterapeuta Tais Queiroz e conta ainda com Deise Anunciação (fonodióloga) e Alberto Maranduba (fisioterapeuta).

Todo o trabalho de reabilitação tem o acompanhamento dos pais ou responsáveis. De acordo com Tais Queiroz, os pacientes passam antes por uma avaliação de um neurologista e o tratamento tem que ser progressivo e sem interrupções. Os profissionais do Núcleo também fazem acompanhamento dos pacientes junto às escolas especiais e da rede de ensino público regular. “O nosso objetivo é a reabilitação dos pacientes para que tenham uma melhor qualidade de vida”, disse Tais. Segundo ela, a convivência com outras crianças nas escolas ajuda na reabilitação. A fisioterapeuta também alerta para problemas neurológicos recorrentes em recém-nascidos devido a manobras inadequadas durante o parto e a falta de um acompanhamento médico durante a gestação.

O núcleo atende os pacientes de segunda a sexta-feira e o tratamento é realizado duas vezes por semana com tempo de 2 horas para cada seção. A equipe trabalha também com dinâmica corporal e palestras para os pais, visando uma maior aproximação com os pacientes, diminuindo assim uma possível rejeição.
(Por Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário