IPTU 2024

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Donos de Quiosques conhecem projeto de requalificação da Orla‏ de VALENÇA...

O Governo de Valença, através da Secretaria Municipal do Planejamento, com apoio das secretarias de Indústria e Comércio e Meio Ambiente, apresentou aos donos de quiosques da Orla do Rio Una, na manhã desta quinta-feira (18) na ACE/CDL, o projeto para a Requalificação Turística da Orla de Valença. Com orçamento em torno de R$ 1 milhão, a obra está sendo encaminhada para a licitação em janeiro; e após ser conhecida a empresa vencedora do certame, a previsão é que os serviços sejam iniciados em março de 2015, com prazo de execução de quatro meses.

O projeto vai contemplar o espaço ocupado pelos 13 quiosques, entre a nova academia da Saúde até a Ponte Luís Eduardo Magalhães. Alguns pontos apresentados foram questionados pelos presentes, em especial as coberturas externas, haja vista que as atuais estruturas metálicas estão em conflito com o projeto paisagístico. Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, o objetivo da reunião foi colocar o projeto em debate e buscar em conjunto, soluções que permitam a harmonia dos equipamentos, mas que venha também atender as necessidades comerciais dos empresários. “Dentro do planejamento, a nova orla vai possibilitar que a família valenciana volte a frequentar o local. Como ninguém está satisfeito com o que temos hoje, precisávamos dessa interferência”, disse.

De acordo com o cronograma, em janeiro será lançada a licitação e após ser conhecida a empresa vendedora, a obra deverá ficar pronta em quatro meses. Os trabalhos serão realizados por etapas, contemplando de três em três quiosques, permitindo assim, o mínimo de impacto na economia dos empresários.

Uma comissão, formada por seis empresários vai estar permanentemente em contato com as secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Infraestrutura para acompanhar e sugerir ações. Foi sugerida também a reestruturação da Associação da Orla.

A OBRA
De acordo com Alexandre Aquino, secretário de Planejamento, a requalificação da orla será feita na parte externa dos quiosques, estes terão que seguir um padrão para harmonizar com o projeto. Vale ressaltar, que, por ser propriedade particular, os quiosques deverão ser requalificados com recursos dos empresários. “Evitamos mexer na estrutura dos quiosques para diminuir despesas, mas todos têm que seguir um padrão”, disse Alexandre.

A orla do Rio Una faz parte de uma das mais belas paisagens urbanas de Valença. Dentre as intervenções que ali serão efetuadas vai ganhar um novo guard rail com eucalipto tratado, iluminação cênica com lâmpadas led voltadas para o rio Una e para o novo calçadão. Com a revitalização voltará a ser aquele lugar de lazer e tranquilidade bastante frequentado pelas famílias, valencianos e turistas que visitam a cidade. Vai ganhar também uma academia de saúde que vem sendo construída pelo município com o governo federal, como um espaço público destinado ao desenvolvimento de atividades físicas e esportivas e de educação alimentar e nutricional, além de servir para atividades artísticas e culturais.
(Por Magno Jouber – Ascom Governo de Valença - Colaborou: Ivamar Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário