IPTU 2024

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Programa Emitec leva ensino médio a localidades de difícil acesso...

Um dos grandes de­sa­fios da Edu­cação na Bahia é a di­mensão ge­o­grá­fica, que está sendo su­pe­rada graças ao pro­jeto En­sino Médio com In­ter­me­di­ação Tec­no­ló­gica (EMITec). No Baixo Sul, o programa vem sendo desenvolvido pela DIREC 05 através do CEMIT – Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica do Baixo Sul. O CEMIT vem garantindo aos es­tu­dantes que moram em áreas re­motas e que não concluíram a Educação Básica, o acesso ao en­sino médio gratuito e de qualidade. 

O EMITec é um programa estruturante da Secretaria de Educação da Bahia desenvolvido pela DIREC 05 que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que moram em comunidades distantes em relação a centros de ensino-aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio, além de atender as localidades que tenham deficiência em profissionais com formação específica em determinadas áreas de ensino.

De acordo com a Vice Diretora Josélia Santos, “os conteúdos são veiculados por meio de uma moderna plataforma de telecomunicações com aulas ao vivo, através de solução tecnológica desenvolvida especialmente para o programa, que inclui possibilidades de videoconferência e acesso simultâneo à comunicação interativa entre usuários por satélite”.

No EMITec também é utilizado como recurso a Plataforma Moodle que constitui-se no Ambiente Virtual de Ensino, de fácil manuseio, destinado a oferecer suporte teórico e metodológico aos professores mediadores do Programa, bem como para socializar as produções educativas dos estudantes. As aulas ocorrem de segunda - feira a sexta-feira, excepcionalmente com sábados letivos, conforme disposto no cronograma de cada turno e a carga horária exigida por lei.

Na circunscrição da DIREC-05, o EMITec está implantado nas cidades de Igrapiúna: Rio do Braço e Ilha do Contrato; Nilo Peçanha: Barra de Carvalhos e São Francisco; Taperoá: Areinha, Itiúba e Formosa; Teolândia: Alto Alegre; Wenceslau Guimarães: Novo Horizonte, Nova Esperança e Palmeiras. Até o final deste ano o EMITEC será implantado nos municípios de Camamu: Ilha Grande e Barcelos, além de Cairu: São Sebastião e Garapuá.

Aqui na região, o EMITec conta com 25 turmas distribuídas em três turnos, totalizando 786 estudantes, possibilitando o acesso e a permanência de jovens e adultos a concluírem a Educação Básica e dar continuidade aos estudos em outros níveis de ensino. Ao todo duzentos e cinco estudantes concluíram o Ensino Médio através do programa.

A DIREC 05 vem desenvolvendo uma proposta política pedagógica que respeita os saberes e a cultura das comunidades que compõem o Cemit do Baixo Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário