IPTU 2024

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EEP: Atendimentos médicos e palestras marcam Ação Cívico-Social em Salinas da Margarida

Dona Maria Rita, dona de casa, chegou cedo à Praça da Rodoviária, em Salinas da Margarida, para conferir a Ação Cívico-Social (Aciso), promovida pelo 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com a Enseada Indústria Naval e a prefeitura da cidade. Ela tem 35 anos, nunca teve nenhum problema de saúde, mas quis participar do evento. Checou a pressão arterial e recebeu orientações sobre prevenção/controle da hipertensão. Quem passou pela praça pode também contar com serviços odontológicos e médicos nas áreas de pediatria, clínica médica e endocrinologia.

A população teve acesso a procedimentos em odontologia com extrações dentárias, restaurações, palestras de prevenção odontológica, entre outros. Dona Maria Rita, que foi acompanhada pelo filho de 7 anos, levou a criança para o escovódromo, onde profissionais especializados ensinaram o garoto a escovar os dentes da forma correta, prevenindo doenças bucais. Ao falar sobre a iniciativa, ela foi enfática. “Isso é além do que eu esperava. Por mim sempre tinha isso [Ação] aqui. Tudo é muito organizado e as pessoas são muito educadas. Eu adorei”, afirmou empolgada.

Orientação para a comunidade
Uma das nove tendas montadas na praça foi o local de palestras sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), além das temáticas Ética e Cidadania, Patrimônio Histórico e Resíduos ministradas por integrantes da Enseada Indústria Naval. “Um evento desse porte só traz benefícios para a população. Aqui as pessoas encontram atendimentos médico, odontológico, fisioterápico e nutricional num só lugar e, gratuito. Sem falar das palestras que abordam temas relacionados à realidade da região”, disse Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social da Enseada.

O Capitão-de-Mar-e-Guerra, Antônio Carlos Barbosa Nardin Lima, atual diretor do Hospital Naval de Salvador (HNSa), está à frente da execução da Aciso, no município de Salinas da Margarida. Segundo ele, além cumprir o dever militar de servir, a iniciativa tem o objetivo de aproximar a Marinha do povo brasileiro. “Esta é uma ação que acontece em todos os lugares onde há distritos no Brasil”, revelou.

Para o obstetra e ginecologista, que escolheu a carreira militar, não há nada mais gratificante do que servir ao próximo. “Faço isso aqui com o maior prazer, e o povo de Salinas soube nos acolher e está sabendo aproveitar”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário