IPTU 2024

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Valença ganha "CEMIT DO BAIXO SUL"‏‏

Lançado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em 2011, o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) já é utilizado como modelo. A iniciativa, que se constitui em uma ferramenta pedagógica para educação a distância em áreas remotas do Estado, inspirou a implantação do Programa de Educação com Mediação Tecnológica Mais Saber, no Piauí.

O programa atende atualmente a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. É uma alternativa pedagógica voltada à articulação para os alunos do que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontece a transmissão de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.

Em Valença, o EMITEC terá seu centro regional funcionando no prédio onde funcionou o antigo Lomanto Júnior. A Portaria que institui o novo equipamento público educacional – o CEMIT DO BAIXO SUL – foi publicada no Diário Oficial de 24 de outubro. O centro é da jurisdição da DIREC-05 e atenderá todas as salas implantadas na região.

“Os resultados de desempenho dos alunos do EMITEC são impressionantes. As aulas são ótimas e os estudantes estão tendo o direito de aprender nos locais mais distantes da zona rural da Bahia. É a escola de qualidade chegando aonde está o aluno. O EMITEC é um verdadeiro sucesso e atende aos que antes eram esquecidos pelo poder público”. Flordolina Angélica de Andrade – diretora da DIREC-05.

O QUE É O EMITEC?
Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

O En­sino Médio com In­ter­me­di­ação Tec­no­ló­gica, é um programa es­tru­tu­rante da Se­cre­taria da Edu­cação da Bahia que faz uso de uma rede de ser­viços de co­mu­ni­cação mul­ti­mídia que in­tegra dados, voz e imagem, se cons­ti­tuindo em uma al­ter­na­tiva pe­da­gó­gica para atender a jo­vens e adultos que, pri­o­ri­ta­ri­a­mente, moram em lo­ca­li­dades dis­tantes (ou de di­fícil acesso) em re­lação a cen­tros de en­sino-apren­di­zagem onde não há oferta do En­sino Médio, além de atender a lo­ca­li­dades que te­nham de­fi­ci­ência em pro­fis­si­o­nais com formação es­pe­ci­fica em de­ter­mi­nadas áreas de en­sino. O pro­grama prevê aten­di­mento a todas as localidades dos mu­ni­cí­pios da cir­cuns­crição de 30 Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação - DIREC's. Este curso tem carga ho­rária total de 3.000 (três mil) horas/aula, dis­tri­buídas em 3 (três) anos, nos turnos ma­tu­tino, vesper­tino e no­turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário