Lançado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em 2011, o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) já é utilizado como modelo. A iniciativa, que se constitui em uma ferramenta pedagógica para educação a distância em áreas remotas do Estado, inspirou a implantação do Programa de Educação com Mediação Tecnológica Mais Saber, no Piauí.
O programa atende atualmente a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. É uma alternativa pedagógica voltada à articulação para os alunos do que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontece a transmissão de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.
Em Valença, o EMITEC terá seu centro regional funcionando no prédio onde funcionou o antigo Lomanto Júnior. A Portaria que institui o novo equipamento público educacional – o CEMIT DO BAIXO SUL – foi publicada no Diário Oficial de 24 de outubro. O centro é da jurisdição da DIREC-05 e atenderá todas as salas implantadas na região.
“Os resultados de desempenho dos alunos do EMITEC são impressionantes. As aulas são ótimas e os estudantes estão tendo o direito de aprender nos locais mais distantes da zona rural da Bahia. É a escola de qualidade chegando aonde está o aluno. O EMITEC é um verdadeiro sucesso e atende aos que antes eram esquecidos pelo poder público”. Flordolina Angélica de Andrade – diretora da DIREC-05.
O QUE É O EMITEC?
Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, é um programa estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino-aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio, além de atender a localidades que tenham deficiência em profissionais com formação especifica em determinadas áreas de ensino. O programa prevê atendimento a todas as localidades dos municípios da circunscrição de 30 Diretorias Regionais de Educação - DIREC's. Este curso tem carga horária total de 3.000 (três mil) horas/aula, distribuídas em 3 (três) anos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário