Respeita as Mina

Respeita as Mina

domingo, 20 de outubro de 2013

Reunião discute viabilidade de criação da Região Metropolitana de Santo Antônio de Jesus

A reunião do dia 14 de outubro das Entidades Empresariais tratou sobre um único assunto: a criação da região metropolitana de Santo Antônio de Jesus. A reunião contou com a presença do Professor Doutor em geografia e docente do quadro da UNEB, James Amorim, que fez uma ampla explanação sobre o histórico de criação das regiões no país, as vantagens da criação de uma região e os deveres da cidade sede. Na ocasião, o professor comparou os casos de Feira de Santana que se tornou uma região metropolitana em 2011 e de Vitória da Conquista que iniciou há três anos o processo almejando a classificação.

De acordo com James Correia, a cidade de Santo Antônio de Jesus ainda precisa oferecer uma infraestrutura mais equipada na área de serviços e elaborar um plano de gestão socioeconômico regional para o desenvolvimento de todos os municípios que venham a compor o projeto. Ainda de acordo com James, as regiões metropolitanas possuem diversas vantagens de benefícios como a aquisição de linhas de financiamento e convênios exclusivos provenientes do governo federal junto ao Ministério das Cidades. Mesmo assim, o professor ressalta que o caminho para a transformação é muito longo e trabalhoso, citando como exemplo a cidade de Feira de Santana que iniciou as discussões ainda na década de 90.

Em resposta a apresentação, sugeriu-se a criação de um comitê entre entidades e órgãos públicos da cidade para que o projeto de implantação seja elaborado. Para isso, acontecerá no próximo dia 29 de outubro uma reunião sobre o assunto no Espaço Empresarial a fim de que se definam novos passos, incluindo uma missão técnica a alguma região que já conquistou o pleito. 
(Aloma Brito - ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário